A paixão de Paixão Côrtes pelo Rio Grande

  • 4 de setembro de 2018

A PAIXÃO DE PAIXÃO CÔRTES PELO RIO GRANDE:

UMA CULTURA PERPETUADA NO CORAÇÃO DE MUITOS

Caroline Oliveira [1]

Sonia Regina Bressan Vieira [2]

 

 

 

Vai-se o homem, permanece a obra e todos os feitos históricos durante décadas vividas pelo ícone Rio-Grandense. João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, popularmente conhecido como Paixão Côrtes, não foi apenas um folclorista, compositor, radialista e pesquisador brasileiro, ele foi, e continua representando e sendo uma das referências mais importantes quando o assunto é Cultura Gaúcha e Movimento Tradicionalista. Tornou-se um símbolo gaúcho, merecendo homenagens de diversas partes do Brasil, de diferentes pessoas e idades, seu nome foi lembrado e comentado em primeiro lugar, a nível de Brasil, nos Trending Topics do Twitter, no dia de seu falecimento.

 

 

 

Se a palavra “Cultura” significa, para o antropólogo americano Clyde Kluckhohn ,(1905-1960) “a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo adquire de seu grupo, ou pode ser considerada parte do ambiente que o próprio homem criou”, sem dúvidas, Paixão Côrtes deixou sim, uma herança social, não apenas para os gaúchos- aos quais, tanto amou, mas para o Brasil e para o mundo!

 

 

 

Lutou para recuperar os traços significantes do Rio Grande do Sul, proporcionando um acervo de conhecimento e cultura imensos, os quais são cultivados até os dias atuais. Nesse sentido, cabe lembrar a intensidade da paixão de Paixão Côrtes pelo Rio Grande do Sul demonstrada na canção “Chotes Carreirinho” (Álbum: Folclore do Pampa):

 .

…A gaita vai gemendo  meu coração querendo maricota mais faceira das chinocas do rincão o chotes carreirinho

é um chotes arrastadinho e todos vão cantando a marcação.(CÔRTES, 1962)

 

 

Em 1948, Paixão Côrtes organizou e fundou o CTG 35 e, em 1953, fundou o pioneiro Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição. Desde então, suas realizações proporcionaram inúmeros benefícios para sociedade da sua época, perpetuando-se todos esses ensinamentos, na sociedade contemporânea. Formado em Agronomia, na UFRGS, desenvolveu projetos em prol da agricultura do Estado. Cada pedaço do Rio Grande do Sul, possui uma marca de Paixão Côrtes.

 

 

 

Diante disso, é relevante ressaltar a influência que Paixão Côrtes possui, e a longa trajetória que ele trilhou, deixando sua marca e fixando seus princípios em todos os lugares e à todas as pessoas. Uma cultura quando cultivada permanece, independente do tempo que passe, e Paixão Cortês, com muita competência e amor, plantou essa raiz no solo da cultura gaúcha, transformando-a em admiração e amor dentro do coração de muitos.

 

 

 

Referências:

 

KLUCKHOHN, Clyde. Espelho para o homem: A relação da antropologia com a vida moderna.  New York: Whittlesey House, 1949.

 

CÔRTES PAIXÃO, João Carlos D’Ávila. Chotes Carreirinho . In: Álbum: Folclore do Pampa. (1962). Disponível em:. https://youtu.be/py5GXhQKb1o.  Acesso em 30/08/2018.

 

[1] Acadêmica do 2ºSemestre de Direito.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. URI/SLG. Bolsista do do Projeto de Extensão-Observatório de Estudos Culturais & Diversidades

 

[2] Doutora em História.PUC/RS. Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. URI/SLG. Orientadora  do Projeto de Extensão-Observatório de Estudos Culturais & Diversidades.