• 21 de janeiro de 2016

A flexibilidade é denominada como a capacidade do músculo de alongar-se, permitindo que um segmento corporal ou articulação mova-se através da amplitude de movimento livre de dor e restrições. Portanto, a flexibilidade é considerada como um importante componente da aptidão física, relacionada à saúde e ao desempenho atlético;uma vez que favorece maior mobilidade nas atividades diárias e esportivas, diminui o risco de lesões e melhora a postura corporal.Embora ela não seja a única qualidade física importante na performance, ela está presente em quase todos os esportes, fazendo-se necessária também para realização de atividades de vida diária de qualidade.Sabe-se que a maioria das atividades de vida diária requerem um grau relativamente normal de flexibilidade. Contudo, certas atividades como ginástica, balé ou caratê, exigem maior flexibilidade para atingir desempenho superior.

Já o alongamento refere-se às situações que envolvem mais diretamente a estrutura muscular e os tecidos moles que envolvem a articulação. As técnicas de alongamentos resultam na elasticidade e melhoria da função muscular. O conhecimento e a prática do alongamento garantirão uma boa flexibilidade que permitirá a execução de movimentos com amplitudes articulares dentro de suas necessidades específicas, diminuindo a suscetibilidade de lesões e permitindo a obtenção de arcos articulares mais amplos, possibilitando a execução de movimentos que de outra forma seriam limitados.

Notamos que, apesar dos termos flexibilidade e alongamento serem muitas vezes confundidos e/ou usados como sinônimos, possuem significados diferentes.Enquanto flexibilidade está relacionada com a amplitude de movimento da articulação, o alongamento refere-se à elasticidade muscular. Sendo assim, umaboa flexibilidade, que permita a realização de movimentos sem restrição articular e sem compensações de outros segmentos corporais, depende de um bom grau de alongamento dos tecidos moles circundantes.

 

Stefani Santos

Acadêmica do 7º Semestre de Fisioterapia

 Bolsista de Iniciação Científica URI-SLG