Acadêmico de Fisioterapia desenvolve estudo sobre Saúde Pública em São Luiz Gonzaga

  • 11 de julho de 2019
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

A URI-São Luiz Gonzaga, nos últimos anos, tem realizado estudos científicos relacionados à saúde pública em São Luiz Gonzaga. Entre os estudos, o acadêmico do curso de Fisioterapia, Taffarel Fontela, sob orientação do Prof. Dr. Jean Lucas Poppe, investigou o perfil dos frequentadores das praças públicas do município, especialmente aqueles que utilizam as Academias ao Ar Livre (AALs) instaladas na praça Cícero, na praça do bairro Raimundo Gomes Neto (Frigorífico) e na Praça do bairro Floresta.

A importância destes espaços para bons índices de saúde coletiva é documentada pela Ciência, no entanto, a simples instalação de equipamentos em praças não garante benefícios para a saúde da população. Assim, ações educacionais são necessárias.

Em São Luiz Gonzaga, mais de 50% da população que faz uso das AALs informou que desconhece a finalidade e o uso adequado dos equipamentos instalados nas praças, porém, mesmo assim, utiliza-os em busca de melhores condições de saúde.

Buscando suprir está lacuna, após a investigação científica, com auxílio do professor José Severiano Borges da Rosa, foi desenvolvido um Código QR (Quick Response Code) para instruir os usuários com relação à finalidade e a correta utilização dos equipamentos nas AALs.

Adesivos com os códigos QR foram fixados nas placas de instrução das academias públicas (AALs). Os mesmos podem ser lidos por aplicativos de leitura de QR Code instalados em Smartphones, disponibilizados gratuitamente na APP Store do Google.