Acadêmicos da URI São Luiz recebem “Prêmio Destaque de Pesquisa e Extensão” no SIIC

  • 7 de novembro de 2019
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Seminário foi realizado no campus de Santo Ângelo | Foto: divulgação/URI 

No dia 31 de outubro, pesquisadores, estudantes da URI e de outras instituições de Ensino Superior do Brasil e da Argentina reuniram-se para o XXV Seminário Institucional de Iniciação Científica, o XVII Seminário de Extensão e o XXIII Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação.

O Seminário, que já é consolidado na Universidade, ocorre anualmente sendo que a cada ano uma unidade é responsável por sediar o evento. O objetivo principal é oportunizar espaço de socialização do conhecimento e integração da pesquisa e extensão entre a URI e outras IES, comunidade regional, nacional e internacional. Neste ano o campus de Santo Ângelo recepcionou mais de 500 docentes e discentes que foram apresentar os resultados das pesquisas e atividades de extensão que são desenvolvidas junto à comunidade onde a URI está inserida. Um dos destaques deste ano foi o compromisso da Universidade com as demandas da sociedade.

Na oportunidade, a URI – São Luiz Gonzaga esteve presente com professores e acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Fisioterapia e Direito, apresentando à comunidade acadêmica os resultados oriundos das pesquisas e atividades de extensão que são desenvolvidas no município de São Luiz Gonzaga. Foram apresentados três trabalhos na modalidade de plenária e quatorze na modalidade pôster.

Destaca-se, ainda, que desde o ano de 2004, foi criado o “Prêmio Destaque de Pesquisa e Extensão” que visa incentivar a publicação de artigos de estudantes de graduação, tendo entre seus critérios, mérito acadêmico e relevância social, inovação, aplicabilidade, viabilidade econômica e técnica de implantação. Neste ano, a URI de São Luiz Gonzaga foi agraciada em ambas categorias.

Na extensão o prêmio foi para o acadêmico do Curso de Direito Ricardo Ferreira Bernardo, sob orientação da professora Drª. Juliana Bedin Grando com o artigo “O ensino de direitos humanos: o debate da questão dos direitos humanos na escola”. Na categoria pesquisa o ganhador do prêmio foi o acadêmico Gabriel Mollmann Martins, do curso de Fisioterapia, sob orientação do professor Dr. Bruno Costa Teixeira, com o artigo “Análise da concentração extracelular dos Nucleotídeos da adenina de indivíduos submetidos ao exercício de força”. Os premiados são publicados na Revista da Vivências, da URI.