ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA EM LER/DORT NO ÂMBITO EMPRESARIAL

  • 14 de dezembro de 2017

Acadêmicas: Bruna Leal, Iara Guerin, Nathália Figueiredo e Thaís de Souza

Orientadora: Profª. Ana Helena Braga Pires

As doenças ocupacionais afetam o trabalhador há muito tempo, e com o aumento da demanda industrial, aumentou-se o número de doenças relacionadas ao trabalho. Assim, a “saúde do trabalhador” refere-se a uma área do saber que estuda o relacionamento entre o trabalho e o processo saúde/doença, e apresenta o fundamento de suas ações no âmbito multiprofissional e interdisciplinar. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002).

Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) e as Lesões por Esforços Repetidos (LER) são termos usados de uma maneira generalizada e que abrangem os distúrbios ou doenças do sistema músculo-esquelético-ligamentar, podendo as mesmas estar ou não relacionadas ao trabalho (SEVERO, 2007).

Os transtornos relacionados aos DORT alcançam diversas categorias de profissionais, apresentando o uso da força excessiva, posturas inadequadas, movimentos repetitivos e/ou esforços por muito tempo, como principais causas para seu surgimento (MONT’ALVÃO e FIGUEIREDO, 2004).

A Fisioterapia Preventiva engloba um conjunto de ações que amenizam ou eliminam os fatores etiológicos de dores e desconfortos no trabalho, através de estímulos da percepção e consciência corporal, instrução acerca das posturas inadequadas, organização espaço-temporal, programas preventivos de orientação, ginástica laboral, que são exercícios físicos específicos durante o expediente, objetivando o relaxamento e alongamento muscular (LIMA, 2005).

Os benefícios diretos para as empresas seriam a melhoria na qualidade no serviço, diminuição do absenteísmo, agilidade do colaborador; já para os trabalhadores incluem diminuição dos quadros álgicos, prevenção das doenças ocupacionais, diminuição do cansaço e fadiga muscular, melhor relacionamento entre a equipe e o ambiente de trabalho, melhor desempenho nas tarefas, aumento da produtividade (DELIBERATO, 2002).

Por esses motivos, a utilização destes programas de prevenção desenvolvida pela fisioterapia, por exemplo, inserida em uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, se faz necessária para amenizar ou eliminar os fatores que predispõem ao surgimento de LER/DORT, onde é necessário que as empresas criem ações de promoção em saúde e qualidade de vida, reduzindo as LER/DORT, e promovendo o aumento da produtividade e bem estar físico do trabalhador.

Referências Bibliográficas

 

  1. Ministério da Saúde. Saúde do Trabalhador. Brasília, 2002.
  2. Severo, C.; Pezzini, G. Lesões por esforços repetitivos – Distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho (LER/DORT): A mais nova epidemia na saúde pública brasileira. 2007
  3. Mont’alvão, C.; Figueiredo, F. Ginástica laboral e ergonomia. São Paulo: Sprint, 2004.
  4. Lima, V. Ginástica laboral: atividade física no ambiente de trabalho. Ed. São Paulo: Phorte, 2005.
  5. Deliberato, P. C. P. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. São Paulo: Manole, 2002.