Biblioteca

 

 

 

Galeria de Fotos

Biblioteca

A Biblioteca Central da URI - de São Luiz Gonzaga integra o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, auxiliando os professores nas atividades pedagógicas, colaborando com o crescimento intelectual acadêmico e atendendo aos alunos, funcionários e professores vinculados à URI. O objetivo principal da Biblioteca é reunir, organizar, armazenar, divulgar o acervo e facilitar o atendimento aos alunos, professores, funcionários, pesquisadores e visitantes, comprometendo-se como ferramenta de apoio ao aprendizado, ao crescimento e ao desenvolvimento do potencial humano e social da cidade de São Luiz Gonzaga. Atualmente, possui um acervo com cerca de 16,945 exemplares, sendo eles livros, periódicos, CD’s DVD’s e vídeos. Faz parte também de seu acervo, mapas, globos, folhetos, encartes, monografias e teses. A ordenação do acervo bibliográfico segue o Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU). Os livros estão agrupados por afinidade de assuntos, em seqüência numérico-decimal crescente. Os periódicos estão agrupados por afinidade, conforme a CDU e estão ordenados alfabeticamente dentro de sua classificação. Os usuários têm acesso direto às estantes, tendo total liberdade para manusear periódicos, livros, obras de referência, mapas e outros materiais disponíveis. A Biblioteca da URI - São Luiz Gonzaga localiza-se no térreo  do prédio principal, seu espaço físico disponível está assim distribuído: Sala de leitura; Acervo bibliográfico; Videoteca e Hemeroteca; Área administrativa; Área de atendimento; Processamento técnico.

Sistema Pergamum

A Biblioteca está informatizada no Sistema Pergamum, que permite o gerenciamento de todas as atividades da biblioteca (catalogação, empréstimo, relatórios e consulta do acervo, etc.). Ele possibilita a pesquisa bibliográfica pode ser realizada por autor, título, assunto e/ou termo livre, através da consulta ao catálogo na biblioteca, ou ainda pela internet. Para localizar o material na estante, o aluno deve anotar o número de chamada (ex.: 658.5 A545b 2011) e solicita-se auxílio ao funcionário.

Empréstimos

Os usuários poderão fazer empréstimos desde que apresentem a carteira da biblioteca com foto ou, possuam seu número da matrícula. Somente o responsável pelo cadastro poderá fazer empréstimo (retirar ou renovar). Identificação com foto. Somente o aluno responsável pela carteira poderá fazer empréstimo (retirar ou renovar).

Após o prazo de cada usuário os livros devem ser devolvidos ou renovados, se não houver reserva. Pessoas que não tiverem vínculo com a URI poderão consultar o acervo somente no local, ou retirar para xeróx se deixarem um documento de identificação com foto.

Devolução

Os usuários devem devolver à biblioteca os materiais emprestados conforme o prazo estabelecido na sua carteira. O não cumprimento desta norma implicará a cobrança de multas por dia e por item emprestado, a partir do primeiro dia de atraso. As multas serão cobradas R$ 1,00 por livro e por dia (não contando sábado, domingo e feriado). Quando houver multa, a carteira do usuário ficará na biblioteca e este receberá um guia que deverá ser pago na tesouraria e entregue na biblioteca para a devolução de sua carteira. Quem estiver em débito com a biblioteca não terá direito a renovar, reservar ou fazer novos empréstimos até que regularize sua situação.Quando houver multa, o aluno receberá uma guia que deverá ser paga na tesouraria e, posteriormente entregue na biblioteca. Quem estiver em débito com a biblioteca não terá direito a renovar, reservar ou fazer novos empréstimos até que regularize sua situação. Quando houver extravio do material emprestado, deve ser comunicado imediatamente à biblioteca. Caso não seja localizado o material, deverá ser feita a substituição pelo usuário. Não há empréstimo domiciliar de periódicos, mapas, monografias, relatórios, dicionários e Normas Técnicas da ABNT. Esses materiais são de consulta local e são emprestados somente para xérox ou para serem utilizados em sala de aula (exceto monografias).

Renovação

A renovação dos itens só poderá ser realizada se o mesmo não possuir reserva. Se o usuário estiver em débito com a biblioteca a renovação não poderá ser realizada até a confirmação do pagamento da multa. O usuário em atraso, que deseja continuar com um item, deverá trazê-lo à biblioteca, efetuar a devolução, pagar a multa na tesouraria e, se não houver reserva, fazer novo empréstimo. A renovação é concedida pelo mesmo período do empréstimo inicial, a contar da data da renovação. Pelo site da Universidade é possível ter acesso ao cadastro da biblioteca, podendo renovar os livros on-line, entretanto este só poderá ser feito se o livro não estiver em atraso ou reservado. A Biblioteca não se responsabilizará por renovação não concluídas com sucesso.

Reserva

O usuário pode somente reservar obras que estão emprestadas. É nominal e obedecerá a ordem cronológica de pedidos. Após a entrega de uma obra reservada, está ficará disponível por dois dias para o primeiro da lista de reserva e caso não seja retirado, passará para o seguinte da lista ou retornará para a estante, caso não haja mais reservas.

Conservação dos Materiais

O usuário será responsável pela conservação do material que retirar, ou seja, não danificar , riscar, dobrar ou arrancar folhas, assinalar ou marcar de qualquer forma o conteúdo do livro. O extravio ou dano implicará a reposição do mesmo por exemplar idêntico. O usuário, que não zelar pelos materiais da biblioteca está sujeito a penalidades e ao ressarcimento dos danos.

Horário de Atendimento

Biblioteca Central
Horário de Atendimento:
8h às 12h
13h30min às 17h
18h às 22h
(de segunda a sexta-feira)

Biblioteca Infantil
13h às 17h
(segundas e quartas-feiras)

Responsáveis

Bibliotecária Responsável: Karen Soares Ávila (CRB10/2223)

Técnicos Administrativos: Cecília Cleonice Nunes, Sandro Cristiano de Menezes e Eliane Gomes.