Circuito de Atualização Docente da Escola de Educação Básica da URI iniciou na sexta-feira (14)

  • 17 de fevereiro de 2020
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Na sexta-feira (14), iniciou o Circuito de Atualização Docente da Escola de Educação Básica da URI. Essa é a primeira etapa e se estende até o dia 11/03.

A formação foi com o supervisor do Sistema Positivo de Ensino na Região Sul, Bruno César Lôbo de Medeiros, o qual abordou sobre as competências socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na discussão, ele ressaltou a importância da atenção que os educadores precisam ter sobre as competências que a BNCC traz, as quais têm foco em habilidades não cognitivas que estão relacionadas ao comportamento e à administração das próprias emoções. Isso, segundo ele, pode impactar positivamente no aprendizado dos alunos e tem forte influência na vida como um todo.

Nas oficinas sobre as Metodologias Ativas, foi enfatizado o Positivo On, ambiente de aprendizagem que os alunos acessam desde 2017. Cada vez mais busca-se colocar o aluno como protagonista de qualquer atividade, independente do componente curricular ou etapa de ensino que esteja inserido, pois vivemos na era da Cultura Maker e a Educação 4.0.

Por fim, foi realizada formação sobre a BNCC do Novo Ensino, que entra em vigor em 2022 em todo o país, sendo que os professores vêm realizando este estudo desde julho, com o intuito de ofertar os quatro itinerários formativos alinhados nos cursos da graduação. Junto foi realizada a Reunião Geral abordando aspectos do dia a dia da escola, bem como, iniciado as reuniões por área e níveis de ensino.

Inovações para 2020

A Escola, que já contava em sua grade curricular com robótica, neste ano, inova com a Sala Maker. Neste novo ambiente, o aluno vivenciará um ambiente voltado ao protagonismo de novas ideias e criações, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia e empatia.