A avaliação institucional constitui-se como um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos e culturais, dentre outros e, portanto, desponta a discussão a respeito da educação, visto que seus resultados servem de base para o aprofundamento do ensino, da pesquisa e da extensão, tríplice missão da Universidade.
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - é uma instituição comunitária e por ser multicampi convive com diferentes realidades das regiões em que está inserida. Assim, para que cumpra a missão a que a URI se propõe, a demanda exige que se avaliem constantemente as ações, bem como se adapte os cursos de graduação e pós-graduação implantados às peculiaridades, aos interesses e às necessidades das comunidades regionais.
As diferenças regionais tornam a URI uma universidade culturalmente rica, que contribui para a integração regional e o crescimento econômico, político, educacional e social do Estado do Rio Grande do Sul.
Avaliação Institucional na URI
Com o intuito de aprimorar cada vez mais a gestão universitária, a URI adota a avaliação institucional como prática, há alguns anos. Enquanto instituição comunitária e membro do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, a URI aderiu ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades que compõe o COMUNG – PAIUNG. A partir de 2003 criou o Programa de Avaliação Institucional da URI – PAIURI e nomeou um Comitê de Avaliação Institucional.
A criação e a implementação do SINAES, propiciaram à URI rever e valorizar as práticas avaliativas já existentes e a constituir, em agosto de 2003, uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), com a função de coordenar e articular o processo interno de avaliação já existente, além de disponibilizar e divulgar informações, utilizando instrumentos unificados para as diferentes unidades da URI. Tal comissão é composta por membros de todas as unidades da Universidade, visando maior integração entre as mesmas, bem como das ações realizadas.
Em 2004, foi instituído o Projeto de Avaliação Institucional, visando operacionalizar o PAIURI. Este programa contempla diferentes dimensões, que norteiam o processo avaliativo: a dimensão da graduação, da pós-graduação (lato e stricto sensu), da pesquisa, da extensão e da gestão institucional.
Também, no ano de 2004, houve a implementação do processo de autoavaliação institucional nas diversas unidades da URI. A CPA estruturou e aplicou instrumentos de avaliação para alunos, professores, coordenadores de cursos e funcionários técnico-administrativos, buscando coletar o maior número possível de informações a respeito da instituição, com vistas a verificar os graus de satisfação quanto à estrutura e infraestrutura, atendimento ao público, informações específicas dos diferentes setores e cursos de graduação e pós-graduação, bem como dos processos de gestão e avaliação existentes.
Atualmente, a Comissão Própria de Avaliação – CPA - da URI apresenta a seguinte composição:
Profª Maria Cristina Gubiani Aita -Câmpus de Frederico Westphalen-Coordenadora
Prof. Léo Zeno Konzen - Câmpus Santo Ângelo - Vice- Coordenador
Profª. Adriana Storti - Câmpus de Erechim
Profª. Maria Saléti Reolon - Câmpus Santiago
Prof. Luiz Valentim Zorzo - Extensão de Cerro Largo
Profª. Cinara Dal Santo Pes - Extensão de São Luiz Gonzaga
Adriana Paula Giehl Adams - Representante Discente da Extensão de Cerro Largo
Andréia Steinhorst Antunes - Representante Discente Câmpus de Santo Ângelo
Denise Bressan Werle - Representante da Comunidade da Extensão de São Luiz Gonzaga.
Denise Flório Cardoso - Representante da Comunidade do Câmpus de Santiago
Camila de Fátima Soares dos Santos - Representante Técnico Administrativo do Câmpus de Frederico Westphalen
Sandra Milbrath Vieira - Representante Técnico -administrativo do Câmpus de Erechim.
As etapas do processo de avaliação, previstas no Projeto de Avaliação Institucional, são as seguintes:
Reavaliação / Avaliação da Avaliação: divulgados internamente e discutidos os dados obtidos no diagnóstico geral, na autoavaliação e na avaliação externa de cada dimensão do SINAES. Espera-se com esta última etapa, a realimentação e difusão da avaliação, a análise pelos órgãos colegiados da URI e dos seus gestores, aos quais cabe a responsabilidade de tomar decisões e implementar medidas consideradas necessárias para corrigir distorções e para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão na URI. Este é o momento em que é dada publicidade ao processo avaliativo, encaminhando um relatório final para os setores internos da URI e aos diversos segmentos da comunidade externa.
Período de realização da Avaliação Institucional na URI
A Avaliação Institucional é realizada semestralmente. Em geral, no primeiro semestre letivo, o período estende-se de maio a junho. E, no segundo semestre, de outubro a novembro.
Os resultados obtidos na avaliação institucional constituem-se em elementos norteadores para decisões e ações a serem desenvolvidas na URI São Luiz Gonzaga, buscando assim qualificar o gerenciamento da Universidade.
CPA – Comissão Própria de Avaliação da URI São Luiz Gonzaga
Na URI – São Luiz Gonzaga integram a CPA:
- Cinara Dal Santo Pes – representante dos docentes (Coordenadora)
- Dinara Bortoli Tomasi – Direção Geral
- Ana Luci Santos da Silva – Secretária Geral
- Leonardo Farias da Silva – representante dos funcionários técnico-administrativos
Copyright 2018 - URI São Luiz Gonzaga