Dia Mundial do Meio Ambiente

  • 5 de junho de 2018

Em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia) foi definido o dia 05 de junho como “O Dia Mundial do Meio Ambiente”. Desde então, este dia é comemorado mundialmente com ações de sensibilização para a preservação da Natureza, traçando metas para as políticas ambientais e chamando a atenção de todas as esferas populacionais com relação à realidade finita dos recursos naturais.

O Meio Ambiente é definido como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Nesse cenário, a influência das ações humanas define a qualidade do ambiente em que vivemos.

Este ano, a Organização das Nações Unidas está chamando a atenção para o consumo e descarte consciente de plástico. Pois, o uso excessivo e o descarte inadequado de elementos plásticos na natureza estão causando prejuízos, muitas vezes, irreversíveis à saúde ambiental.

Diversos estudos ambientais apontam que as dificuldades para desenvolver estratégias de conservação ambiental estão associadas às dificuldades de valoração ambiental, ou seja, por exemplo, quanto vale, para a nossa sobrevivência, saúde e bem-estar, plantar uma árvore, proteger um riacho e preservar a nossa fauna nativa?

Segundo Mario Sergio Cortella, se nos tornamos uma espécie tão abundante (7,6 bilhões de pessoas) é por que aprendemos a viver com a Natureza e da Natureza. No entanto, agora precisamos aprender a viver sem destruir o Meio Ambiente, assumindo uma postura de responsabilidade ambiental e, sempre, lembrando de que “A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.” (Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972).

Na manhã desta terça-feira, alunos da Escola de Educação Básica da URI – São Luiz Gonzaga, turno da manhã, receberam orientações e foram sensibilizados sobre o dia com fala da Professora Cinara Dal Santo Pes. Uma iniciativa da Escola Básica e Comitê de Sustentabilidade Socioambiental da URI-São Luiz Gonzaga.