Sensibilização dos Adolescentes sobre Promoção de Saúde no Ensino médio: Bem Estar e Qualidade de vida na Adolescência

Orientadora: Ana Helena Braga Pires

Área Temática: Saúde

Bolsista: Luandra Balbueno Botenizi

A promoção de saúde é uma concepção positiva de saúde, pois se preocupa com o bem-estar geral da população e/ou uma comunidade, priorizando o desenvolvimento de diferentes reflexões por parte das várias áreas do conhecimento envolvidas. Considerando a escola enquanto um ambiente de práticas educacionais que visa integração de saberes e autonomia, é importante refletir sobre a sensibilização frente ao desenvolvimento de pensamentos críticos e reflexivos em relação à promoção de saúde nas escolas sensibiliza a percepção dos adolescentes quanto a sua necessidade. No que diz respeito à Universidade, o projeto objetiva intensificar a aproximação da comunidade acadêmica da URI-São Luiz Gonzaga com os alunos de instituições públicas da rede estadual junto à comunidade em geral, visando contribuir na percepção e sensibilização de novas ideias e perspectivas relacionadas à promoção de saúde. O projeto será executado em alunos do ensino médio em quatro escolas da rede estadual localizadas no município de São Luiz Gonzaga - RS. Para tanto, serão realizadas visitações prévias para a apresentação e sensibilização sobre as diretrizes do projeto às respectivas direções e coordenações das escolas selecionadas: Instituto Estadual Rui Barbosa, Escola Estadual Leovegildo Paiva, Escola Estadual Gustavo Langsch e Escola Estadual São Luiz. As ações serão aplicadas durante um mês em cada escola, sendo que cada mês constara com quatro encontros, cujo cada encontro abordara uma temática diferente que será reaplicada após sete meses da primeira aplicação. Espera-se no decorrer do trabalho que os alunos ampliem seus conhecimentos a respeito de promoção de saúde e consigam realizar de forma consciente ações de promoção a saúde, já que é de extrema importância formar adultos com perspectiva de educação na saúde com reflexão de praticas na escola visando a qualidade de vida e bem estar. Pretende-se também, que os resultados das ações tenham efeito multiplicador, ou seja, que se dissemine para o ambiente familiar.

 

 

Jogo da vida: Cidadania e Inclusão Social através do esporte

Orientador: Bruno Costa Teixeira

Área Temática: Saúde

Bolsista: Christon Dornelles Souza dos Santos

Na sociedade atual, valores éticos e morais, foram praticamente esquecidos. Os valores já não são levados em consideração e os ídolos são normalmente jogadores de futebol ou artistas famosos. A prática de esportes na infância e adolescência, não é apenas um símbolo de cuidado com a saúde, mas também, uma ferramenta de integração e inclusão social. É expressivo, nos últimos anos, o aumento de projetos esportivos destinados a jovens de classes baixas. Se torna, neste sentido, fundamental que crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas esportivas. É preciso que as crianças aprendam noções de respeito, convívio coletivo, resoluções de conflitos e responsabilidade, além de, se afastar de convívios perigosos. Pensando na questão de saúde, atualmente segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a obesidade infantil é um dos problemas de saúde mais graves, principalmente nos países em desenvolvimento. Em 2010, havia cerca de 42 milhões de crianças com sobrepeso em todo o mundo. Esse fator é atribuído ao sedentarismo e também a alta ingesta calórica. O exercício tem sido proposto como sendo o melhor tratamento para o combate do sedentarismo e por consequência da obesidade infantil e nesse contexto o presente projeto também demonstra uma grande importância nas questões de saúde (BRAMBILLA, 2011). O projeto em questão propõe avanços na área de utilização do esporte como meio de inclusão social e cidadania, promovendo a participação de crianças “carentes” em atividades esportivas no contra turno escolar, afastando as crianças de riscos associados a ociosidade e também trazendo benefícios físicos, motores e culturais para os mesmos. É de extrema relevância social para a região que se tenha projetos que busquem promover o esporte como meio de inclusão social e cidadania, sendo que, são poucos os projetos que buscam esse fim na cidade, o que torna este projeto totalmente original. Pelos motivos citados acima objetivamos com o projeto Jogo da Vida, promover ações esportivas que busquem promover o desenvolvimento social e físico para crianças do Lar Escola Nossa Senhora Conquistadora.

 

 

O Ensino de Direitos Humanos: O Debate da Questão dos Direitos Humanos na Escola

Orientadora: Juliana Bedin Grando

Área Temática: Direitos Humanos e Justiça

Bolsista: Ricardo Ferreira Bernardo

O presente projeto destina-se a estudar a temática dos direitos humanos no âmbito escolar. Os direitos humanos são amplamente discutidos em sede acadêmica e em organismos internacionais, por exemplo. Nos últimos anos, como forma de cumprimento das normativas internacionais e internas, o Brasil inseriu o debate no âmbito escolar, como o Plano Nacional de Direitos Humanos. No Rio Grande do Sul, foram instituídas as Diretrizes operacionais para a Educação em Direitos Humanos no Sistema Estadual de Ensino, que trabalha com a inserção do debate da temática pelos alunos do Ensino Médio e Básico e a obrigatoriedade da disciplina nos cursos de formação de professores. Como forma de inserção da Universidade na Comunidade e de retorno social, propõe desenvolverem-se atividades no Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe, por meio de mecanismos diversos como a realização de rodas de leitura, oficinas e debates acerca de um plano de ensino da disciplina. Espera-se como resultado a inserção do debate da temática no ambiente escolar e na comunidade que o rodeia, bem como a troca de experiências entre docentes da Universidade e da Escola, com vistas a confeccionar o plano de ensino da disciplina de Direitos Humanos. Por fim, almeja-se fortalecer as bases do ensino público com a inserção de temáticas no ambiente escolar e no entorno, como a comunidade escolar, os familiares e comunidade local.

 

 

Orientação Profissional

Orientadora: Lizandra Andrade Nascimento

Área Temática: Educação

Bolsista: Thiago Pinheiro Maciel

O Projeto de Extensão Universitária Orientação Profissional - Projetos de Vida pauta-se no objetivo primordial de oportunizar momentos de reflexão e diálogo sobre o mundo do trabalho, as exigências em termos de habilidades e competências, bem como as possibilidades de realização pessoal e profissional no cenário contemporâneo. A metodologia utilizada contempla um conjunto de ações, dentre as quais destacam-se: a busca de aprofundamento teórico sobre orientação profissional; visita às Escolas; realização de entrevistas com as turmas de terceiros anos do Ensino Médio; preparação dos encontros a partir das sugestões coletadas sobre os temas a serem abordados; reuniões periódicas com os coordenadores de cursos e direção da URI - São Luiz Gonzaga; realização das oficinas; avaliação e replanejamento. A partir dessa metodologia, busca-se visitar escolas de Ensino Médio de São Luiz Gonzaga e região; realizar sessões de bate-papo sobre escolha profissional; participar da Caravana do Conhecimento em São Luiz Gonzaga e São Borja; promover o debate sobre temas polêmicos sugeridos pelos estudantes, dentre os quais redução da maioridade penal, sexualidade e orientação de gênero, uso de drogas e preconceitos; bem como entrevistar profissionais de diferentes áreas. Observa-se como fundamental, estabelecer parceria com as equipes diretivas, em especial, com as orientadoras educacionais das escolas, e, ainda, envolver as famílias nas reflexões. Frente ao exposto, consideramos que a meta principal do projeto é propiciar o autoconhecimento, de forma que os estudantes analisem suas próprias competências, fragilidades e tendências, aprendendo a buscar o aperfeiçoamento constante, e, ampliar as informações sobre o mundo do trabalho, a fim de que os participantes conheçam as especificidades e as exigências atuais, articulando a adequação ao mercado com seus sonhos e anseios, o que é decisivo para a realização.

 

 

Acessibilidade Atitudinal

Orientadora: Lizandra Andrade Nascimento

Área Temática: Educação

Bolsista: José Konzen

De acordo com os Referenciais de Acessibilidade na Educação Superior e a Avaliação in Loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES, 2013), acessibilidade é concebida como condição para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação por uma pessoa que necessite de atendimento diferenciado. A partir de documentos oficiais e do diálogo permanente dos integrantes dos Núcleos de Acessibilidade, a URI elaborou e aprovou o Programa Institucional de Acessibilidade e Inclusão. A URI - São Luiz Gonzaga desenvolve o projeto de pesquisa A Acessibilidade na URI- SLG - A Construção de uma Universidade Acessível a Todos, que propõe a análise das condições de acesso das pessoas com deficiência ao Ensino Superior. A acessibilidade envolve os aspectos: arquitetônico, atitudinal, digital, pedagógico e metodológico. Dentre estes fatores, destaca-se a acessibilidade atitudinal como primordial para que ocorra a inclusão plena. Para tanto, a sensibilização dos educandos torna-se imprescindível, uma vez que as crianças e jovens, em geral, são mais acolhedores, contribuindo para criar um ambiente inclusivo. Concebemos que a sensibilização demanda a ludicidade. Nesse sentido, os contos de fadas inclusivos, elaborados por Cristiano Refosco configuram-se como excelentes instrumentos para o trabalho voltado à acessibilidade. Portanto, o presente projeto visa sensibilizar os educandos quanto à inclusão da pessoa com deficiência, vinculando-se ao Núcleo de Acessibilidade da URI-SLG e articulando-se às metas do Programa Institucional de Acessibilidade e Inclusão da URI. Frente ao exposto, o presente projeto visa sensibilizar estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência, contribuindo para a consolidação da acessibilidade e educação inclusiva. Para tanto, pretendemos promover atividades de 'hora do conto', utilizando as obras da coleção Contos de Fadas Inclusivos, com vistas à sensibilização de crianças e adolescentes de São Luiz Gonzaga, constituindo espaço para diálogo sobre a inclusão das pessoas com deficiência, desmistificando preconceitos e combatendo discriminações. Dessa maneira, serão desenvolvidas sessões de hora do conto, utilizando o lúdico e a criatividade para sensibilizar os estudantes, visando o desenvolvimento de atitudes de respeito às diferenças e de acolhimento aos demais.

 

 

Educação Financeira no Ensino Fundamental: uma relação saudável, equilibrada e responsável em relação ao dinheiro

Orientadora: Luciane de Oliveira

Área Temática: Educação

Bolsista: Julie do Nascimento Jung

As decisões pessoais na esfera financeira, algumas vezes, são realizadas de forma impensada e descontrolada, acarretando impactos negativos na vida dos cidadãos. Este fato ocorre, principalmente, pela ausência de educação financeira. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a educação financeira pode ser definida como o processo pelo qual consumidores e investidores melhoram sua compreensão sobre produtos, conceitos e riscos financeiros, e obtêm informação e instrução, desenvolvem habilidades e confiança, de modo a ficarem mais cientes sobre os riscos e oportunidades financeiras, para fazerem escolhas mais conscientes e, assim, adotarem ações para melhorar seu bem-estar. Monteiro (2012) citado por Dornela et.al (2014) acrescenta que a capacidade de saber resolver questões financeiras é tão fundamental para o nosso desenvolvimento educacional, intelectual e profissional quanto as demais disciplinas ministradas ao longo dos ensinos fundamental e médio. Assim, este projeto pretende promover o ensino da educação financeira aos alunos do sexto ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas do município de São Luiz Gonzaga desenvolvendo uma relação saudável, equilibrada e responsável em relação ao dinheiro. Para atingir o objetivo geral, a pesquisa caracteriza-se como descritiva. Quanto aos procedimentos enquadra-se como pesquisa participante. Em se tratando das tarefas, estas não possuem a pretensão de ensinar, mas de estimular os estudantes a produzirem significados para questões financeiras. Para tanto, as atividades serão executadas em três módulos, onde no primeiro busca-se difundir a importância da educação financeira para uma vida saudável, no segundo, pretende-se disseminar informações e conceitos que possibilitem uma noção preliminar de administração eficiente do dinheiro por meio do planejamento de gastos, análise do consumo, juros, impostos e percentagem e, ainda esclarecer aspectos referentes as oportunidades e riscos na gestão do dinheiro diante das opções financeiras oferecidas pelo mercado, e por fim, no terceiro módulo objetiva-se estimular o consumo consciente que resulte em uma melhor qualidade de vida. Por fim, será realizado uma pesquisa com os alunos para a avaliação do trabalho proposto por meio de questionário. Para efeito de análise os dados após coletados serão compilados no excel e tratados no software SPSS versão 23.0, propondo uma abordagem quantitativa.

 

 

Inserção da Fisioterapia no Mercado de Trabalho no Município de São Luiz Gonzaga

Orientador: Rodrigo Casales da Silva Vieira

Área Temática: Saúde

Bolsista: Lavosie Lemos Saurim

INTRODUÇÃO: Escolher uma profissão é um fenômeno de aprendizagem constante que também pode ser adquirido no âmbito escolar. Preparar um indivíduo para a tomada desta decisão necessita de uma forma de ensino diversificada através de metas e diretrizes que auxiliam a preparação dos jovens para o mercado de trabalho. OBJETIVO: Promover a conscientização dos alunos do ensino médio sobre a importância da fisioterapia no mercado de trabalho no município de São Luiz Gonzaga. METODOLOGIA: Este projeto de extensão será aplicado em adolescentes do 3º ano do ensino médio de quatro escolas da rede estadual de ensino do município de São Luiz Gonzaga. As escolas em que desenvolveremos as ações serão: Instituto Estadual Rui Barbosa, Escola Estadual Leovegildo Paiva, Escola Estadual Gustavo Langsch e Escola Estadual São Luiz. Este projeto abordará quatro temáticas que serão desenvolvidas de acordo com três ações especificas. As temáticas escolhidas são fisioterapia musculoesquelética, neuromuscular e cardiorrespiratória e fisioterapia aplicada em jovens (adolescentes). Acontecerão quatro encontros consecutivos no mês, um encontro para cada temática escolhida e após sete meses, as temáticas com suas ações serão repetidas. Serão aplicadas três em cada encontro. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que, com a realização deste projeto, os alunos do ensino médio do município de São Luiz Gonzaga tenham a conscientização sobre a importância da fisioterapia no mercado de trabalho, demonstrando conhecimento sobre as áreas especificas da fisioterapia que serão abordadas durante as ações a serem desenvolvidas neste projeto.

 

 

Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Assessoria sobre Gênero

Orientadora: Sônia Regina Bressan Vieira

Área Temática: Direitos Humanos e Justiça

Bolsista: Rafaela Schievelbein Kivel

O projeto propõe revitalizar a implantação de um NÚCLEO INTERDISCIPLINAR de ESTUDOS e ASSESSORIA sobre GÊNERO já existente na universidade, no ano de 2001. Objetiva tornar visível a questão de Gênero na Universidade e na Sociedade, como espaços de afirmação de cidadania através da implantação de um Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Assessoria sobre Gênero. A metodologia de trabalho, possibilita aprofundar conceitos como Gênero, Mulher e empoderamento e constitui-se em um processo sistêmico, com aplicação do método dedutivo, bem como de procedimentos técnicos que envolvem a implantação de um núcleo interdisciplinar de estudos envolvendo mulheres de classes menos favorecidas. Prevê ainda, a criação/ implantação de um Acervo de Dados sobre Gênero com base em pesquisa documental, a qual ser realizada através de análise histórico-comparativa e crítica. Compreende o planejamento de ações de intervenção da realidade constatada às quais poderão envolver a realização de oficinas em grupos, seminários, fóruns, entre outros. Espera-se promover ações de ensino, pesquisa, extensão e assessoria envolvendo a temática da mulher e relações de gênero oportunizando encontros e espaços plurais e democráticos de discussões, de parcerias e de aproximação, reunindo a academia, a sociedade civil e atores governamentais democratizando a questão de gênero no município, na região, no estado, no país e fora dele.

 

 

Observatório de Estudos Culturais & Diversidades

Orientadora: Sônia Regina Bressan Vieira

Área Temática: Cultura

Bolsista: Caroline das Chagas Oliveira

O Projeto de Extensão OBSERVATÓRIO DE ESTUDOS CULTURAIS E DIVERSIDADES está sendo proposto em sua 2ª edição considerando os resultados positivos da execução da primeira proposta. O projeto insere-se na Grande Área do Conhecimento de Ciências Humanas - Área de História e contribuiu, de forma significativa com o Programa de Bolsas de Extensão- Memória, Cultura e Sociedade, com a Linha de Extensão-Patrimônio cultural, histórico e natural, bem como, com o Grupo de Pesquisa- Estudos sobre Missões e Linha de Pesquisa- Memória Histórica Regional uma vez que, além de democratizar o processo de gestão cultural, está tendo repercussão também entre os atores missioneiros. O projeto visa consolidar a implantação do Observatório de Estudos Culturais & Diversidades, na URI/São Luiz Gonzaga, numa perspectiva interdisciplinar das questões culturais enquanto elemento constitutivo dos direitos humanos. Objetiva pensar, sobre a temática cultura, de forma coletiva e integrada - professores, acadêmicos, gestores de instituições culturais e instituições de Ensino Superior, comunitárias e públicas, escolares -públicas ou não- refletindo sobre o significado, direito à cultura, políticas e práticas culturais e sobre como podemos, juntos, buscar alternativas de desenvolvimento cultural no âmbito regional, nacional e internacional. A metodologia de trabalho possibilita a implementação do Observatório, equaliza conceitos adotados e constitui-se num processo sistêmico, através da realização de fóruns internacionais, encontros, seminários, exposições artístico-culturais, oficinas, debates e reflexões de caráter coletivo, participativo, dinâmico e interativo, com parcerias acadêmicas o que, sem dúvidas, já trouxe e continuará trazendo benefícios consideráveis à extensão e à pesquisa na área da cultura. Espera-se que o projeto continue proporcionando resultados através do intercâmbio entre os pesquisadores e agentes culturais, modernização, criatividade, inovação e demonstração de inteligência acadêmica gerando uma gestão dos debates.