Warning: Illegal string offset 'code_version' in /home/urisao/public_html/site/wp-content/plugins/live-composer-page-builder/includes/display-functions.php on line 989

 

 

 

 

 

 

 

Projetos de Extensão - Educação Física

 

Musculação e caminhada orientada para terceira idade e populações especiais da comunidade de São Luiz Gonzaga

A falta de exercícios físicos na rotina da população tem se mostrado crescente nos últimos anos, esse fenômeno denominado sedentarismo leva ao desenvolvimento de doenças que comprometem a qualidade de vida e aumentam a mortalidade de pessoas sedentárias. Doenças crônicas como a obesidade, diabetes mellitus tipo II e hipertensão estão intimamente relacionadas ao sedentarismo. A prescrição correta do exercício físico é capaz impedir a progressão de doenças crônicas e retardar o processo de envelhecimento proporcionando aos praticantes uma melhor qualidade de vida e independência para realizar suas atividades da vida diária sem auxilio. É pensando na promoção da saúde pública que a URI - São Luiz Gonzaga oferece através do curso de Educação Física – Bacharelado, o projeto de extensão “Musculação e caminhada orientada para terceira idade e populações especiais”.

O projeto oferece um programa de exercício físico sistematizado a terceira idade e também a indivíduos acometidos pelas doenças crônicas supracitadas, populações onde o sedentarismo é predominante. As atividades são realizadas na Praça Cícero Cavalheiro em horários previamente estabelecidos, entre as atividades orientadas estão a caminhada e a musculação. Para garantir a excelência do atendimento, acadêmicos do curso de Educação Física realizam a orientação das atividades sob a supervisão dos professores desta instituição. Por fim, para que ocorra a melhor orientação das atividades os dados dos cidadãos atendidos são monitorados e registrados, oportunizando  o acompanhamento do estado clínico de cada participante.

 

Natação para crianças e jovens da Escola Básica da URI/SLG e populações especiais da comunidade de São Luiz Gonzaga

As atividades físicas praticadas em meio liquido proporcionam aos seus adeptos uma melhor condição motora devido a mobilização de múltiplas articulações e a complexidade dos movimentos realizados em atividades como a natação e a hidroginástica. Tais benefícios podem aperfeiçoar o desenvolvimento motor de crianças e jovens, a infância e a adolescência são reconhecidamente as fases onde se adquiri as principais habilidades motoras. Adicionalmente, as atividades aquáticas auxiliam no desenvolvimento motor de indivíduos com deficiência física e na função pulmonar de portadores de alergias respiratórias como a asma. Nesse sentido a URI – São Luiz Gonzaga oferece através do projeto de extensão “Natação para crianças e jovens da Escola Básica da URI/SLG e populações especiais da comunidade de São Luiz Gonzaga”, um serviço de excelência na promoção da qualidade de vida da comunidade.

As atividades são ofertadas aos alunos da escola de educação básica da URI - São Luiz Gonzaga e a portadores necessidades especiais da comunidade. O programa consiste em uma avaliação criteriosa das habilidades motoras dos participantes que auxiliará na prescrição dos exercícios. As aulas são conduzidas na piscina climatizada do clube Pinguim com horários e dias previamente estabelecidos. Para o melhor acompanhamento do andamento das atividades são realizadas avaliações periódicas nos participantes que fornecem indicadores da efetividade do programa de exercícios. Por fim, os acadêmicos do curso de Educação Física desta instituição são responsáveis pela condução das atividades desenvolvidas no projeto sob a supervisão dos professores do mesmo curso, oferecendo excelência na prescrição e acompanhamento dos exercícios.

 

Jogo da vida: Cidadania e Inclusão Social através do esporte

Na sociedade atual, valores éticos e morais, foram praticamente esquecidos. Os valores já não são levados em consideração e os ídolos são normalmente jogadores de futebol ou artistas famosos. A prática de esportes na infância e adolescência, não é apenas um símbolo de cuidado com a saúde, mas também, uma ferramenta de integração e inclusão social. É expressivo nos últimos anos o aumento de projetos esportivos destinados a jovens de classes baixas. Torna-se neste sentido, fundamental que crianças e jovens aprendam mais que as técnicas esportivas. É preciso que as crianças adquiram noções de respeito, convívio coletivo, resoluções de conflitos e responsabilidade, além de, se afastar de convívios perigosos.

Nesse contexto, vale ressaltar que o esporte, quando aliado à educação, é uma poderosa ferramenta da proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois, quando não estiverem na escola estarão realizando a prática de esportes. Desta forma, o projeto Jogo da Vida busca promover atividades esportivas, articulando ações de cunho socioeducativo, em turno inverso à escola regular, promovendo o desenvolvimento físico e biopsicossocial das crianças e adolescentes que frequentam o Lar Escola Nossa Senhora Conquistadora.

As ações são desenvolvidas nas dependências da instituição. Serão realizados encontros semanais, que ocorrerão duas vezes por semana, em turno inverso ao escolar, tendo a duração de 2 horas por dia. Nestes encontros, os acadêmicos de Educação Física desenvolvem atividades de iniciação esportiva com as crianças e com os adolescentes, nas áreas dos principais esportes coletivos (Voleibol, Futebol, Handebol e basquetebol), além de recreação. São realizadas palestras de cunho socioeducativo, envolvendo as crianças e os adolescentes em momentos de reflexão acerca de temas como qualidade de vida; desenvolvimento; importância da coletividade; preservação ambiental, dentre outros temas que forem sendo sugeridos pelos próprios partícipes. Ainda, são realizadas avaliações físicas por meio dos testes validados pelo programa PROESP (Projeto Esporte Brasil) e também será realizado o teste de IMC (índice de Massa Corporal) de todas as crianças e adolescentes participantes.

 

Saúde em Movimento

O projeto “Saúde em movimento” representa o convênio entre o curso de Educação Física – Bacharelado da URI – São Luiz Gonzaga e a Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga. Através desta parceria a instituição visa o atendimento aos usuários das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ofertando exercício físico orientado e gratuito em diferentes pontos da cidade. Tendo como principal objetivo o combate as doenças cardiovasculares, que acometem grande parcela da população, o exercício físico corretamente orientado é capaz de reduzir os riscos a saúde ocasionados por estas doenças. O participante do projeto terá como principal benefício a melhoria da qualidade de vida e a redução no risco de internações devido aos riscos das doenças.

Os treinamentos ocorrem semanalmente nas sextas feiras das 8:00 às 10:00 horas com caráter itinerário, sendo que a cada semana as atividades são realizadas próxima a um dos ESFs deste município. As sessões de exercícios são acompanhadas por acadêmicos do curso de educação física os quais realizarão o controle das variáveis do treinamento bem como a monitorização clínica dos pacientes, sob a supervisão dos professores do curso.  O treinamento será composto por exercícios de força e aeróbicos e atividades lúdicas que estimulem o envolvimento da comunidade. Para a participação no projeto basta o interessado procurar um dos ESFs que será encaminhado ao programa.