Conheça o Curso

Inúmeros são os fatores que influenciam mudanças, características e desempenho dos cursos de Engenharia Elétrica. Atualmente, a energia elétrica é um bem essencial a todos que a utilizam, sendo que, medidas são implementadas de forma dinâmica, decorrentes da evolução tecnológica e utilizações por consumidores dos mais diversos tipos. Desta forma, devido à escassez de recursos e falta de investimentos em obras necessárias a manutenção da taxa de crescimento da demanda, é fundamental a sua utilização de maneira racional, através da otimização de sistemas elétricos, com um atendimento de qualidade e índices adequados a continuidade do fornecimento. No Brasil, ocorre a nova estruturação do setor elétrico, caracterizando-se por um modelo funcional desverticalizado que implica na divisão das empresas de energia em funções de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. A partir do novo modelo, os agentes encarregados dessas diversas funções se relacionam através de oportunidades e têm a finalidade de estabelecer, entre outros requisitos, os níveis possíveis de responsabilidade, visando, sobretudo, o atendimento adequado as necessidades de energia elétrica do mercado. A desverticalização implica em grandes desafios em matéria de qualidade de energia, implicando na busca do aumento de confiabilidade em função de cada um dos segmentos do setor e, também um aumento da eficácia quanto a aplicação de recursos. Dentro deste contexto, a energia elétrica se reveste de grande importância no desenvolvimento e crescimento da região.  Analisando as perspectivas regionais e os projetos que já ou ainda estão em desenvolvimento, identifica-se enormes lacunas em tais setores, o que fornece indícios e projeções quanto a contribuição efetiva do setor de energia elétrica, alavancando demais setores da economia e portanto, fundamental ao processo de crescimento e desenvolvimento regional. O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da URI tem a finalidade de preparar o recurso humano adequadamente à realidade e consciente da necessidade permanente de aprendizagem, desenvolvendo métodos e análises de processos e novas técnicas para soluções de problemas. Levar à comunidade o conhecimento e a conscientização das atividades e das ações laboriosas necessárias à superação das dificuldades. Consiste da responsabilidade na preparação de um agente modificador, capaz de intervir adequadamente na estrutura setorial existente, formando profissionais de alto nível técnico com elementos humanos devidamente inseridos, para realizarem atitudes positivas e colaborarem no sentido de melhorar as condições sócio-econômicas da região com significativa responsabilidade.

Objetivos

Proporcionar aos acadêmicos uma formação consistente nos fundamentos técnico-científicos da Engenharia Elétrica, o desenvolvimento das competências requeridas para atuação ampla dentre dos campos definidos na regulamentação do CONFEA, possibilitando-lhes a constituição de um perfil inovador e pró-ativo, embasado em conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão, adaptável às crescentes mudanças sociais e evoluções tecnológicas.

Perfil Profissional

O profissional terá sólidos conhecimentos na área de Eletrônica Analógica e Digital, Acionamento, Máquinas Elétricas, Automação e Controle, Distribuição de energia Elétrica, Qualidade de Energia, entre outros.

Campo de Atuação

O mercado de trabalho para absorção de Engenheiros Elétricos é vasto, podendo ser em Fábricas de Equipamentos Elétricos pesados; Indústria de Equipamentos Eletrônicos; Empresas Públicas e Privadas; Fábricas de Celulares e Aparelhos de Infraestrutura de telecomunicações; Fábrica e prestação de serviços de computação; Mercado autônomo e de docência.

 

 

O Curso

Turno: Noturno

Duração: 5 anos

Projeto Político Pedagógico

 

Coordenação

Diego Roberto Moraes | Doutor

 

Corpo Docente

 

Alison Fernando Marchioro | Mestre

Carlos Renato Silva | Mestre

Cinara Dal Santo | Mestre

Creuse Maria Chiele Schimidt | Mestre

Grazieli Gambin Martins | Mestre

Iuri Castro Figueiró | Mestre

Jerusa Dutra Schreiner | Especialista

Julio Cezar Oliveira Bolacell | Mestre

Marthielo dos Santos Marques | Mestre

Matheus Felzke Schonardie | Doutor

Neiva Glacimar Almeida dos Santos | Especialista

Raul José dos Santos Michel Junior | Mestre

Renata Barth Machado | Mestre

Rubem Eduardo Panta Romero | Mestre

 

Currículo Acadêmico 2012_2015

Currículo Acadêmico 2016

Horário Engenharia Elétrica - 2017

 

 

Investimento

Valor do Crédito: R$ 375,25

Notícias da Engenharia Elétrica