17105734_1515227641893282_704433693_n

OBSERVATÓRIO DE ESTUDOS CULTURAIS & DIVERSIDADES

O Observatório de Estudos Culturais & Diversidades foi implantado na URI/São Luiz Gonzaga em agosto de 2016.

 

Objetivo Geral:

Pensar, de forma coletiva e integrada aos professores, acadêmicos, a outras Instituições de Ensino Superior, Instituições comunitárias/ escolares, sobre a temática Cultura  refletindo sobre seu significado, sobre os  tipos de cultura, o direito à cultura, as políticas e práticas culturais e como podemos, juntos - gestores de instituições culturais- públicas ou não - buscar alternativas de desenvolvimento cultural para a comunidade acadêmica e regional.

           

Objetivos Específicos:

- Incentivar a pesquisa e a extensão na área cultural.

- Desenvolver, em parceria com pesquisadores e extensionistas de Instituições de Ensino Superior parceiras, projetos e ações que objetivem o estudo da cultural local e regional de forma transdisciplinar.

- Democratizar a gestão da cultura em diferentes âmbitos através da promoção de parcerias com Instituições culturais, comunidade e Instituições de Ensino Superior.

- Promover, de forma participativa e plural, a análises dos elementos culturais.

- Planejar e executar, de forma participativa e coletiva, objetivos, diretrizes, estratégias e ações culturais municipais e regionais.

- Realizar eventos e debates baseado na realidade cultural missioneira e nos anseios da população acadêmica definindo-se diretrizes e programas que valorizem a identidade local e promovam o desenvolvimento cultural, humanizado e inovador.