Pró-Reitor de Ensino palestra aos professores da URI  – São Luiz Gonzaga  

  • 22 de fevereiro de 2018

Professores da Escola Básica e Graduação da URI – São Luiz Gonzaga, assim como, técnicos da instituição estiveram reunidos na noite desta quarta-feira (21) para preparação do ano letivo de 2018.

O encontro ocorreu no Salão de Atos da URI – São Luiz Gonzaga e foi coordenado pela Diretora Geral, Professora Dinara Bortoli Tomasi. Na oportunidade a gestora agradeceu a presença de todos e destacou a importância de iniciarmos o ano de forma comprometida com os nossos alunos.  Logo após, o Pró- Reitor de Ensino da URI, Professor Arnaldo Nogaro realizou reflexões importantes sobre educação.

 

Reflexão – Arnaldo apresentou em sua fala os desafios da formação de professores e das práticas educativas neste cenário contemporâneo. Elencou algumas interferências na prática docente e pedagógica, como: avanços tecnológicos, dissolução familiar, comunicação de massa, entre outros.

O Pró-Reitor destacou que o professor deve receber seus alunos sempre como se fosse o primeiro dia de sua carreira, pois tudo é novidade para quem chega e esse trabalho de encantamento deve ser permanente para que a formação humana ocorra de forma competente.

Carreira – Arnaldo é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987).

Possui experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófica, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação escolar, aprendizagem, docência universitária e formação docente.

Autor dos livros: Teoria e saberes docentes (Edifapes, 2002), Primeira Infância: espaço e tempo de educar na aurora da vida (Edifapes, 2012) e Professor reflexivo: prática emancipatória? (CRV, 2015); As TICS nos labirintos da prática educativa (CRV, 2016); Neurociência Cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI (CRV, 2016).