Projeto Papo Cabeça na Escola Básica da URI-SLG

Oportunidade de reflexão crítica e debate

Nesta segunda-feira, 25, foi realizada a palestra inaugural da terceira edição do Ciclo de Debates Papo Cabeça. Os alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI-SLG tiveram a oportunidade de ouvir a explanação da Assistente Social – egressa da URI-SLG – e Mestra em Direitos Humanos, Luana Rambo Assis e da psicóloga Marianita Ortaça, sobre o Feminicídio.

Inicialmente, a Diretora da Escola, professora Jerusa Dutra Schreiner e a Coordenadora Pedagógica Rosa Carina Menezes, deram as boas-vindas às palestrantes e orientaram os educandos sobre questões relativas ao início do ano letivo.

Na sequência, a professora e psicóloga Lizandra Andrade Nascimento, saudou aos alunos e professores que acompanharam as turmas na atividade – Neiva Almeida dos Santos, Cinara Dal Santo Pes e Jean Lucas Poppe, apresentando as palestrantes. Foi solicitado aos estudantes que opinassem sobre os temas a serem debatidos ao longo dos debates de 2019.

Luana R. Assis destacou a trajetória da mulher na sociedade e lamentou o fato de que, mesmo tendo sido alcançadas inúmeras vitórias, em termos de reconhecimento do papel feminino na sociedade, ainda, ocorram diferentes tipos de violência contra as mulheres.

Marianita Ortaça salientou a necessidade de olharmos com cuidado os casos de feminicídio que ocorrem cotidianamente nos diversos espaços sociais, percebendo que a educação pode ser decisiva na transformação das posturas diante da mulher e das minorias, em geral.

Após as exposições, os estudantes puderam expressar opiniões e sanar dúvidas sobre a temática. Trata-se de um momento significativo de reflexão e de diálogo, complementando as aprendizagens de sala de aula e cooperando para a formação da criticidade, além de ser também uma forma de preparação para as avaliações externas, que, geralmente, abordam temas desafiadores e atuais.

Alunos da Escola Básica da URI São Luiz Gonzaga

Luana Rambo Assis – Assistente Social

Marianita Ortaça – Psicóloga