Projetos de Pesquisa

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Projeto: Chuveiro elétrico microcontrolado utilização de microcontrolador em chuveiro elétrico para aquisição de dados e controle
Orientador: Alison Fernando Marchioro
Bolsista: Eron Hill Menezes
Programa: PIIC/URI
Resumo: “O objetivo geral para realizar esta pesquisa é desenvolver protótipo com a utilização de microcontrolador em um chuveiro elétrico, para obter dados, informações e gerenciar o consumo de energia elétrica e água. Para atingir este objetivo, será desenvolvido um protótipo com a utilização de microcontrolador em um chuveiro elétrico; será realizada a coletar os dados de tensão, corrente, potência, consumo de energia elétrica, tempo de banho, temperatura e vazão da água durante o funcionamento do chuveiro elétrico; serão disponibilizados os valores obtidos em tempo real ao usuário, monitorando o consumo mensal através de banco de dados e também disponibilizando em um aplicativo para dispositivo móvel com geração de informações gerenciais e gráficos de consumo, desta forma buscando conscientizar o usuário do gasto total do chuveiro durante o mês na conta de energia em que o mesmo possa fazer uma
redução de seu consumo bem como o uso consciente da água utilizada, contribuindo para o uso mais eficiente e sustentável da energia elétrica e recursos hídricos. O desenvolvimento da pesquisa está estruturado em etapas. Cada etapa representa as ações que desenvolvidas para o alcance dos objetivos deste estudo e algumas etapas serão também subdivididas em fases. A proposta metodológica para esta pesquisa tem foco em desenvolver protótipo de potência, medições e controle, estes dois últimos através do uso de microcontrolador em um chuveiro comercial. O protótipo será construído através de práticas de montagens de equipamentos eletrônicos e eletrônica de potência. Também será realizado em conjunto pesquisa e revisão bibliográfica dos assuntos abordados neste trabalho e sobre os componentes utilizados. Também se pretende desenvolver linguagem de programação e o envio de dados para banco de dados e smartphone através de protocolo de comunicação.”

 

Projeto: “Análise da hidrólise extracelular dos nucleotídeos da adenina em soro de indivíduos adultos sedentários de sexo masculino submetidos ao treinamento de força ”
Orientador: Bruno Costa Teixeira
Bolsista: Gabriel Mollmann Martins
Programa: PIBIC/CNPq
Resumo: “O sistema purinérgico está intimamente ligado nos processos fisiopatológicos de algumas doenças, evitando a desregularização compostos como Adenosina (ADO), Trifosfato de adenosina (ATP), Adenosina Monofosfato (AMP), Difosfato de adenosina (ADP), p-Nph-5-TMP. Entretanto, na literatura, sabe-se que o treinamento físico, em modelo experimental, já é descrito como um possível modulador de atividade ectonucleotidásica alterando as concentrações de ATP, ADP, AMP e adenosina, alterando a sinalização extracelular purinérgica e assim podendo influenciar processos fisiopatológicos. Sabendo disso, é capaz de haver modificação e correlação entre o sistema purinérico com um protocolo de treinamento de força em indivíduos sedentários por 12 semanas”

 

Projeto: “Efeito Subagudo do Exercício HIIT, MIIT sobre o Estrtesse Oxidativo e Lipemia Pós Prandial em Mulheres Pós Menopáusicas Submetidas à Refeição Hiperlipídica ”
Orientador: Bruno Costa Teixeira
Bolsista: Maria Vitória Fontela do Amaral
Programa: PIIC/URI
Resumo: “Podemos citar doenças como osteoporose, doenças cardiovasculares, e atrofias do tecido genital como resultado da diminuição de estrogênio. A transição para a menopausa (Peri menopausa) além de contribuir para maiores concentrações de Triglicerídeos (TG), Lipoproteina de baixa densidade (LDL) e marcadores inflamatórios, também aumenta o excesso de EROS (Espécies reativas de oxigênio) podendo desencadear estresse oxidativo (OS) que resulta em danos a proteínas e lipídeos de membrana, lizando à estrutura de DNA e iniciando um processo inflamatório associado ao aparecimento de diversas doenças como aterosclerose. O treinamento intervalado aparenta aumentar a utilização de glicose circulante através da acentuação dos receptores de GLUT 4, diminuição do uso do glicogênio muscular armazenado e maior oxidação de gordura. O objetivo deste estudo é analisar o efeito subagudo dos exercícios intervalados de alta e moderada intensidade sobre as concentrações plasmáticas pós-prandiais de TG e OS em mulheres pósmenopáusicas. O presente estudo é caracterizado como um quase experimental transversal e a amostra será não probabilística voluntária, sendo composta por 14 mulheres pós-menopáusicas com até 70 anos de idade sem contato com treinamento físico por no mínimo 6 meses, que não apresentem complicações metabólicas e ortopédicas, não sejam fumantes e que não façam o uso medicamentos que possam interferir nas variáveis do estudo. O projeto foi aprovado pelo CEP campus Santiago com protocolo 2.314.344. O estudo traz como hipótese que o exercício de alta intensidade é mais efetivo na redução plasmática de triglicerídeos e melhora dos marcadores de estresse oxidativo de mulheres pós-menopáusicas submetidas a RH, quando comparado com o protocolo de moderada intensidade. Neste sentido, entende-se que este achado trará uma grande contribuição para a saúde humana, trazendo o entendimento do melhor tipo de exercício para redução de riscos de doenças cardiovasculares e estresse oxidativo.”

 

Projeto: “A avaliação externa nos cursos de graduação enquanto instrumento de gestão: uma análise dos resultados na URI – Câmpus de São Luiz Gonzaga, no período de 2013 a 2017 ”
Orientador: Cinara Dal Santo Pes
Bolsista: Débora Morais Garay
Programa: PIIC/URI
Resumo: “A Avaliação Institucional, caracteriza-se por uma busca constante de evolução, enquanto processo, construindo um diagnóstico da realidade contextual da Universidade Comunitária, define-se, ainda, enquanto prática permanente de leitura, análise e reflexão crítica, objetivando o aperfeiçoamento de suas funções de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, o processo da Avaliação Institucional caracteriza-se por ser um instrumento primordial à disposição da gestão acadêmica, o qual permite visualizar a Instituição como um todo, compreendendo a realidade atual e mapeando os elementos a serem qualificados. Os integrantes da comunidade acadêmica e da comunidade externa acompanham continuamente as atividades e implementação de mudanças necessárias à Universidade. Nessa perspectiva, os resultados da Avaliação Institucional constituem-se em elementos norteadores para decisões e ações a serem desenvolvidas pela Instituição de Ensino Superior, visando o aprimoramento dos aspectos teórico-metodológicos e do processo de formação profissional. Entende-se que a quantidade de informações coletadas no processo de avaliação dos curso de graduação da URI, ao longo dos anos, demanda estudos e análises para os quais um projeto de pesquisa pode contribuir significativamente. Assim, entende-se que o presente projeto configura importante contribuição, haja visto que pode oferecer para uma compreensão da evolução da qualidade dos processos de avaliação de cursos vivenciados e dos serviços prestados pela URI, tomando como base os Relatório de Avaliação emitidos após as visitas in loco de avaliadores designados pelo INEP, no arco de seis anos (2013 a 2017). A pesquisa em questão caracteriza-se como sendo de caráter descritivo e analítico e adotará como procedimento metodológico básico o estudo dos referenciais teóricos, a análise documental dos subsídios, relatórios e textos institucionais produzidos, refazendo a memória do processo de Avaliação institucional da URI. Prevê-se também, a análise de planos e programas que projetam novas perspectivas para o processo. Os resultados desta pesquisa poderão servir de suporte para a URI- câmpus de São Luiz Gonzaga, revisar seu planejamento, estabelecendo novos planos de ação que venham atender às demandas solicitadas pelo conjunto de cursos que participaram do processo avaliativo no período estabelecido. Espera-se, também, fortalecer a cultura da avaliação e a ampliação do fluxo contínuo das informações sobre a instituição, visando mudanças e melhorias na qualidade da educação superior e dos serviços prestados pela mesma.”

 

Projeto: Os thrillers jurídicos de John Grisham: o encontro da literatura, do cinema e do direito
Orientadora: Cristiane Menna Barreto Azambuja
Bolsista: Vinícius Correa Eckerleben
Programa: PIIC/URI
Resumo: “Segundo a biografia lançada no site de John Grisham, todos os seus romances tornaram-se best-sellers internacionais. Os dados impressionam. Ainda segundo a referida biografia, são mais de 300 milhões de livros em todo o mundo, traduzidos para 40 idiomas. De seus romances, nove foram transformados em filmes – “Tempo de Matar”, “A Firma”, “O Dossiê Pelicano”, “O Cliente”, “A Câmara de Gás”, “O Homem que Fazia Chover”, “A Casa Pintada”, “O Júri” e “Esquecer o Natal”. O que os livros de John Grisham têm em comum? Na sua quase totalidade, tratam de questões jurídicas, perpassando pelo tema (in)justiça. Nesse contexto é que surge o interesse pela pesquisa. Quais relações podem ser estabelecidas entre a literatura, o cinema e o direito? Quais são as temáticas abordadas na obra de John Grisham? Por que os livros do autor despertam tanto interesse nos leitores? Para responder tais questões, será utilizado, como métodos de abordagem, o dedutivo e o dialético. Como métodos de procedimento serão empregados o comparativo e o monográfico ou estudo de caso. Os tipos de pesquisa serão, quanto aos fins, a explicativa e, quanto aos meios, a bibliográfica. Os resultados mostram que as obras de John Grisham apresentam o direito como foco principal, observando-o de diferentes pontos de vista e cuidam de temáticas sensíveis a todos, como, por exemplo, o racismo, a corrupção e o domínio das grandes empresas no mercado e na sociedade. Daí, entende-se, o sucesso alcançado a nível mundial, da indústria cinematográfica aos acadêmicos do Curso de Direito.”

 

Projeto: Percepção ambiental da comunidade acadêmica da URI – São Luiz Gonzaga
Orientador: Jean Lucas Poppe
Bolsista: Franco Morais Garay
Programa: PIIC/URI
Resumo: “Um dos maiores desafios das sociedades contemporâneas é manter o desenvolvimento econômico sem causar prejuízos ambientais às atuais e futuras gerações. Para isso, existem diversos acordos internacionais firmados entre países em desenvolvimento, como o Brasil. Porém, a formação de recursos humanos representa um grande desafio para o sucesso das ações de desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo investigar os interesses e a preocupação da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) da URI-São Luiz Gonzaga com relação a assuntos voltados à Sustentabilidade e Conservação Ambiental, destacando elementos favoráveis e limitantes para o engajamento do público alvo nas temáticas ambientais. Será realizada uma análise investigativa por meio de um questionário contendo 14 questões objetivas com relação aos temas “Sustentabilidade”, Empreendedorismo” e “Conservação Ambiental”. Espera-se destacar os pontos positivos e negativos associados à abordagem da temática “sustentabilidade” no contexto universitário, o interesse empreendedor e as expectativas da comunidade acadêmica com relação ao desenvolvimento sustentável, indicando o papel das redes sociais no processo de divulgação desta temática.”

 

Projeto: Acessibilidade na URI-SLG – A Construção de uma Universidade Acessível a Todos
Orientadora: Lizandra Andrade Nascimento
Bolsista: Leandro Posser Andrade
Programa: PIIC/URI
Resumo: “O Projeto A Acessibilidade na URI – São Luiz Gonzaga – Por uma Universidade Acessível a Todos articula-se ao Programa Institucional de Inclusão e Acessibilidade, que tem como principal objetivo apontar as condições necessárias para garantir o acesso e a permanência de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação na instituição, e, desenvolve as atividades dos Planos de Trabalho em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da URI – São Luiz Gonzaga. O objetivo primordial do projeto é analisar as condições de acesso das pessoas com deficiência à Universidade, compreendendo a realidade e os desafios para a implementação e a otimização de políticas públicas de acessibilidade e educação inclusiva. A metodologia utilizada contempla a análise da realidade, a busca de informações junto aos setores da instituição, em especial da Secretaria
Acadêmica, SAE, RH e Núcleo de Acessibilidade. Tendo em vista o propósito de conhecer as percepções dos distintos segmentos da comunidade acadêmica – Gestores, Docentes, Funcionários Técnico-Administrativos e Acadêmicos, serão aplicados questionários sobre a inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior. Como resultado, esperamos ampliar o entendimento a respeito dos avanços e os desafios para a consolidação do processo inclusivo na Universidade. A partir desta abordagem, almejamos cooperar para a construção de estratégias para intensificar as discussões sobre a acessibilidade, a fim de que nos indivíduos apropriem-se dos significados e das exigências implícitas no processo inclusivo. Além disso, pretendemos demonstrar que a acessibilidade vai além dos aspectos arquitetônicos, abrangendo questões como as tecnologias, a mobilidade urbana, as metodologias, e, em especial, o fator atitudinal. A
operacionalização do projeto constitui-se como uma iniciativa relevante, contribuindo efetivamente para que a URI-SLG torne-se, cada vez mais, acessível a TODOS.”

 

Projeto: Perfil de Liderança e Cultura Organizacional
Orientadora: Lizandra Andrade Nascimento
Bolsista: Ana Paula Brum Paz
Programa: PIIC/URI
Resumo: “O Projeto intitulado Perfil de Liderança e Cultura Organizacional – Ponderações sobre o Papel da Universidade na Formação de Líderes aborda a questão da liderança e tem como objetivo primordial investigar o perfil de liderança e cultura organizacional predominantes no contexto de São Luiz Gonzaga, indagando sobre o papel da formação acadêmica no desenvolvimento da capacidade de liderar. A metodologia contempla a pesquisa bibliográfica acerca da liderança e da cultura organizacional, bem como, a aplicação de questionário adaptado de Felício et al. (2007), para conhecer as percepções de colaboradores e de gestores de empresas de São Luiz Gonzaga, a partir das quais pode-se compreender o perfil dos líderes e caracterizar a cultura organizacional vivenciada neste contexto. Por meio desse estudo, esperamos obter resultados como a ampliação de conhecimentos a respeito do fenômeno da liderança, conhecendo as diferentes concepções e demandas da assunção do papel de líder no contexto atual; o estabelecimento da relação entre liderança e cultura, indicando que a formação de novos líderes implica em transformações nos padrões culturais. Por fim, almejamos analisar estratégias viáveis para a formação de líderes no Ensino Superior, enfatizando o papel da Universidade no despertar da capacidade de liderança. Dessa maneira, buscamos evidenciar que a formação acadêmica não se restringe a capacitação técnico-científica, envolvendo, também, os aspectos ético-políticos e socioculturais.”

 

Projeto: Gênero e Violência: direitos humanos também para as mulheres
Orientadora: Sônia Regina Bressan Vieira
Bolsista: Larissa Siqueira de Oliveira
Programa: PIIC/URI
Resumo: O projeto de pesquisa-Gênero e Violência:direitos humanos também para as Mulheres (2ª edição), vem dar continuidade à questão da visibilidade de gênero na universidade e na sociedade, como espaços de afirmação de cidadania. Reafirma como questão problema o ato de violência praticado contra acadêmica da unidade local, no ano de 2016. Tem como objetivo pensar, coletiva e estrategicamente a questão de gênero e violência contra a mulher, com ênfase ao município de São Luiz Gonzaga e seu entorno, refletindo sobre o como ocorre, com que abrangência e como podem, juntos – gestores públicos, instituições, munícipes-cidadãos e cidadãs – buscar alternativas de combate e diminuição da mesma intervindo na realidade constatada. Frente aos resultados alcançados pelo projeto na sua primeira edição (2016-2018) os quais permitiram, entre outros, detectar o Perfil da mulher em situação de violência em São Luiz Gonzaga e seu entorno- resultado de pesquisa de campo realizada através de dois instrumentos é que está sendo proposta uma nova edição do mesmo considerando a necessidade de continuidade de ações iniciadas, com sucesso, e a necessária aplicação do 3º instrumento de pesquisa. O estudo está alicerçado nos conceitos gênero, mulher, violência e poder tendo como pano de fundo a questão dos direitos humanos também para mulheres, numa concepção teórica formulada na visão de Joan Scott, Georges Duby, Michelle Perrot e Michel Foucault, entre outros. A metodologia a ser observada compreenderá atividades envolvendo pesquisa exploratória quanto aos objetivos, bibliográfica e de campo quanto as fontes de informações e procedimento de coleta e de abordagem qualitativa e quantitativa quanto a natureza dos dados. As fases e subfases de trabalho utilizarão técnicas e procedimentos, como levantamento, análise e sistematização de dados através de entrevistas com questões semiestruturadas, abertas e fechadas com mulheres em situação de violência, tendo, entre outros critérios de seleção, mulheres representantes dos bairros onde detectou-se maior incidência de violência contra a mulher, no município bem como encaminhamentos da Defensoria Pública. Propõe ainda, o encaminhamento à ações de assessoria a essas mulheres através de atendimentos, oficinas e acompanhamento através de ações integradas ao Projeto de Extensão- Núcleo de Estudos e assessoria sobre Gênero, além de fóruns de debates e discussões. Espera-se assim, concretizar entre outros resultados, a efetivação da proposta de encaminhamento a assessoria e democratização de conhecimentos sobre os direitos das mulheres como direitos integrantes dos direitos humanos, articulando ações de pesquisa e de extensão em orientações, no sentido de viabilizar a diminuição dos índices de violência contra a mulher em São Luiz Gonzaga.

 

Projeto: Especiarias – importância histórica e extração de óleos essenciais: uma abordagem interdisciplinar
Orientadoras: Cinara Dal Santo Pes e Bruna Ávila Wiethan
Bolsistas: Arthur Sandri Lunkes e Ana Laura Hansen de Camargo
Programa: PIBIC-CNPq EM
Resumo: Este projeto de pesquisa consiste em uma abordagem histórica da ciência como norteador do ensino de química. Busca-se assim contextualizar o conhecimento científico, relacionando-o como parte cultural, econômica e social do desenvolvimento humano, em permanente construção. De forma articulada, como base para a inserção do aluno no mundo da pesquisa, pretende-se aliar e valorizar aspectos históricos e culturais com realização de atividades experimentais, legitimando assim seu papel como pesquisador. Para isso serão contemplados os três eixos da alfabetização científica: compreensão de termos e conceitos científicos fundamentais; compreensão da natureza da ciência e dos fatos éticos e políticos que circundam sua prática, e a relação entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente. Pretende-se contextualizar a importância histórica das especiarias com a temática das grandes navegações, e assim promover a pesquisa e experimentação na extração de óleos essenciais obtidos de especiarias, bem como utilizar tais produtos como aromatizantes em sabões fabricados a partir de óleos comestíveis usados. Investigar-se-á ainda, as propriedades bactericidas e fungicidas dos óleos essenciais produzidos, de modo a comprovar os aspectos farmacológicos das especiarias utilizadas.