São Luiz Gonzaga

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Um pouco de nossa história…

São Luiz Gonzaga se inseria no contexto da “República Guarani”, que, por muitos anos, ocupou áreas dos atuais Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, e ainda do Paraguai, Argentina e Uruguai, onde foram edificadas dezenas de reduções – as Missões -, que levaram, para a região, sob um duro comando dos padres jesuítas, o esplendor da arte europeia e um desenvolvimento urbano que muitas cidades ainda não conhecem, já passado tanto tempo.

O município localiza-se na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, teve em sua história a participação de pessoas ilustres como o Senador José Gomes Pinheiro Machado, Luiz Carlos Prestes, os artistas Jayme Caetano Braun, Noel Guarani e Cenair Maicá, possuindo muitos atrativos turísticos.

Economia

A agricultura e a pecuária continuam a ocupar uma posição importante na economia do município. A principal indústria é a de transformação, seguida da construção civil. O comércio tem fortes tradições locais e o setor de serviços vem se adequando às necessidades da população.

 

Educação e Cultura

O município é bem suprido por escolas do ensino fundamental e médio, possuindo estabelecimentos de ensino superior, como a URI – São Luiz Gonzaga. Terra de história e tradições, possui sede do Instituto Histórico e Geográfico, instituição respeitada e atuante na cultura da região.

O Museu Arqueológico, possui um importante acervo, produto dessas pesquisas e estudos, enquanto o Museu Municipal Senador Pinheiro Machado preserva a memória da rica história do local e de seu povo, juntamente com a biblioteca Pública Senador Pinheiro Machado que conta com um acervo bibliográfico com cerca de 20.000 obras literárias para o deleite da população.

 

População

Atualmente, São Luiz Gonzaga tem 34.556 habitantes (2010), sua área territorial é de 1.295,683 Km².

slg