São Luiz Gonzaga se inseria no contexto da "República Guarani", que, por muitos anos, ocupou áreas dos atuais Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, e ainda do Paraguai, Argentina e Uruguai, onde foram edificadas dezenas de reduções - as missões -, que levaram, para a região, sob um duro comando dos padres jesuítas, o esplendor da arte europeia e um desenvolvimento urbano que muitas cidades ainda não conhecem, já passado tanto tempo. Localizada na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, teve em sua história a participação de pessoas ilustres como o Senador José Gomes Pinheiro Machado, Luiz Carlos Prestes, os artistas Jayme Caetano Braun, Noel Guarani e Cenair Maicá, possuindo muitos atrativos turísticos.

Economia

A agricultura e a pecuária continuam a ocupar uma posição importante na economia do município. A principal indústria é a de transformação, seguida da construção civil. O comércio tem fortes tradições locais e o setor de serviços vem se adequando às necessidades da população.

Educação e Cultura

O município é bem suprido por escolas do ensino fundamental e médio, possuindo estabelecimentos de ensino superior, como a URI – São Luiz Gonzaga. Terra de história e tradições, possui sede do Instituto Histórico e Geográfico, instituição respeitada e atuante na cultura da região.

O Museu Arqueológico, possui um importante acervo, produto dessas pesquisas e estudos, enquanto o Museu Municipal Senador Pinheiro Machado preserva a memória da rica história do local e de seu povo, juntamente com a biblioteca Pública Senador Pinheiro Machado que conta com um acervo bibliográfico com cerca de 20.000 obras literárias para o deleite da população. 

População

Atualmente São Luiz Gonzaga tem 34.556 habitantes (2010), sua área territorial é de 1.295,683 Km².

slg