Revista 

SAÚDE E CIÊNCIA EM MOVIMENTO

DIRETRIZES PARA AUTORES

O texto deve ser submetido em Word (arquivo doc. ou docx.), versão 2003 ou superior, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre linhas e alinhamento justificado. Margens à esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm. Páginas e linhas numeradas.

Artigo Científico

Detalhes referentes às seções do texto:

  1. Título: centralizado, em negrito e caixa alta.
  2. Autor(es): nome(s) por extenso, duas linhas abaixo do título, com alinhamento à esquerda, indicando a titulação, instituição, grupo de pesquisa e e-mail.
  3. Resumo e palavras-chave: em página separada. O resumo deve conter até 250 palavras, seguido de, no mínimo, três e, no máximo, cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
  4. Resumo e palavras-chave em língua diferente da utilizada no corpo principal do artigo (Português, Inglês ou Espanhol): em página separada. O resumo deve conter até 250 palavras, seguido de, no mínimo, três e, no máximo, cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
  5. Elementos Textuais: além de Título, Resumos e Palavras-chave, o Artigo deve conter as seguintes seções: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências.
  6. Referências: as obras citadas no texto devem ser apresentadas em ordem alfabética, seguindo os modelos de formatação apresentados abaixo.

Observação: resumos publicados em anais de eventos não serão aceitos como literatura de referência.

  • Textos de periódicos científicos:

Sobrenome do autor, iniciais. (Ano) Título do artigo. Título completo do periódico, volume, sequência de páginas.

  • Livro:

Sobrenome do autor, iniciais. (Ano) Título do livro. Editora, cidade, número de páginas.

  • Capítulo de livro:

Sobrenome do autor, iniciais. (Ano) Título do capítulo. Em: Sobrenome do editor, iniciais. Título do livro. Editora, cidade, sequência de páginas.

  • Dados da Internet:

Sobrenome do autor, iniciais. (Ano) Título do site. Disponível em: http://xxxxx (Data de acesso).

  • Dissertação e Tese:

Sobrenome do autor, iniciais. (Ano) Título da Dissertação/ Tese. Nome do Programa de pós-graduação, nome da Universidade, número de páginas.

No corpo do texto, as citações dos autores devem seguir a seguinte formatação:

Um autor: ano da publicação e nome do autor separados por vírgula. Exemplo: (sobrenome do autor, ano da publicação);

Dois autores: os nomes dos autores devem ser separados por “&”. Exemplo: (sobrenome do primeiro autor & sobrenome do segundo autor, ano da publicação);

Três autores ou mais: indicar o nome do primeiro autor seguido por et al. Exemplo: (sobrenome do primeiro autor et al. (em itálico), ano da publicação).

Observação: duas ou mais referências citadas concomitantemente no corpo do texto devem ser separadas por ponto e vírgula. Ex.: (citação da primeira referência; citação da segunda referência).

  1. Tabelas: se presentes, devem ser apresentadas no corpo do texto, no local desejado pelo autor. As tabelas devem ser elaboradas através da função “Tabela” do Word.
  2. Figuras: se presentes, devem ser de alta qualidade. As figuras devem ser apresentadas no corpo do texto, no local desejado pelo autor, respeitando as margens da folha (ver início desta seção). Após o aceite do Artigo, as figuras serão solicitadas, separadamente, em arquivos TIFF.

Observação: as legendas das Tabelas e Figuras devem autoexplicativas, ou seja, o leitor não deve precisar recorrer ao texto do Artigo para compreender o conteúdo apresentado.

Nota Científica:

O texto deve conter, no máximo, três páginas. As seções do texto devem ser separadas por uma linha em branco.

Detalhes referentes às seções do texto:

  1. Título: centralizado, em negrito e caixa alta.
  2. Autor(es): nome(s) por extenso, duas linhas abaixo do título, com alinhamento à esquerda, indicando a titulação, instituição, grupo de pesquisa e e-mail.
  3. Elementos Textuais: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Agradecimentos e Referências.
  4. Referências: as obras citadas no texto devem ser apresentadas em ordem alfabética, seguindo os modelos de formatação apresentados no item 6 do Artigo Científico.

Observação: resumos publicados em anais de eventos não serão aceitos como literatura de referência.

  1. Tabela e Figuras: a Nota Científica pode conter, no máximo, uma tabela e duas figuras formatadas de acordo com os itens 7 e 8 do Artigo Científico.