Senador Cristovam Buarque apresentou a importância da inovação na educação

  • 9 de dezembro de 2015

Na tarde desta sexta-feira (06), terceiro dia de Colóquio Internacional promovido pela URI – São Luiz Gonzaga ocorreu a palestra com o Senador Cristovam Buarque.

A temática apresentada pelo Senador foi “Sem medo de ousar: a construção do conhecimento e a formação do cidadão contemporâneo”. Importante momento de reflexão e análise da situação educacional vivenciada pelo país atualmente._DSC8234

O momento solene que antecipou a fala do Senador foi acompanhado pelas presenças da Diretora Geral da URI – Professora Dinara Bortoli Tomasi, Reitor da URI – Professor Luiz Mário Silveira Spinelli, Prefeito Municipal de São Luiz Gonzaga –  Junaro Rambo Figueiredo, Representante da Câmara de Vereadores – Maria de Lourdes Matzembacker, Deputado Federal  – Afonso Motta, Deputado Federal – Pompeu de Mato, Deputado Estadual – Eduardo Loureiro. Também, acompanharam lideranças políticas locais e regiões, assim como, esteve junto ao público o Ex-governador do RS – Olívio Dutra.

_DSC8192

O Senador Cristovam é engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário e político brasileiro filiado ao PDT. É o criador da Bolsa-Escola, que foi implantada pela primeira vez em seu governo no Distrito Federal. Foi reitor da Universidade de Brasília de 1985 a 1989. Foi governador do Distrito Federal de 1995 a 1998. Foi eleito senador pelo Distrito Federal em 2002. Foi Ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula. Foi reeleito nas eleições de 2010 para o Senado pelo Distrito Federal, com mandato até 2018.

Em sua manifestação defendeu a escola da tempo integral e a importância de investimentos na educação. Abordou a crise econômica e apresentou exemplos de outros países que conseguiram sair da crise investindo e priorizando a base educacional do povo.

O Senador ficou emocionado ao receber dos jovens alunos da Escola Básica – Henrique e Arthur um presente de agradecimento  e ainda de ouvir a aprestação dos meninos declamando uma payada do nosso poeta Jayme Caetano Braum.