A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI – São Luiz Gonzaga reafirma, anualmente, seus propósitos ligados à excelência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária e na busca da sustentabilidade.

Ao assumir a gestão da URI – São Luiz Gonzaga, a equipe liderada pela Professora Dinara Bortoli Tomasi tem como meta primordial consolidar a missão da URI que visa formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir o conhecimento, promover a cultura, o intercâmbio, a fim de desenvolver a consciência coletiva na busca contínua da valorização e solidariedade humanas.

 

As ações e projetos são desenvolvidos a partir dos grandes princípios norteadores:

(1) Ética e Corresponsabilidade.

(2) Formação e Desenvolvimento Humanos Competente.

(3) Excelência e Inovação na Educação.

(4) Aproximação com a Comunidade.

(5) Visão Global, Ação Local.

(6) Implementação da Gestão Acadêmica e Institucional.

(7) Fortalecimento da Comunidade Universitária.

(8) Permanente Qualificação da Infraestrutura.

Tais princípios promovem o fortalecimento dos sete cursos de Graduação, que atualmente estão em funcionamento: Administração; Direito; Ciências Contábeis; Educação Física; Engenharia Elétrica e Fisioterapia.

 

Missão

Formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir conhecimento; promover a cultura, o intercâmbio, a fim de desenvolver a consciência coletiva na busca contínua da valorização e solidariedade humanas.

 

Visão

A URI quer consolidar-se como uma universidade de referência que prima pela criatividade, qualidade e ação solidária.

 

Valores

- Ética

- Corresponsabilidade

- Formação e desenvolvimento humano competente

- Inovação

- Compromisso regional

 

História

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, nasceu do resultado da integração de instituições de ensino superior isoladas, integrantes do Distrito Geo-Educacional-38, diante da necessidade de unir esforços pela cooperação técnica e científica, as Instituições de Ensino Superior – FAPES – Fundação Alto Uruguai e para a Pesquisa e o Ensino Superior de Erechim, FESAU – Fundação do Ensino Superior do Alto Uruguai, de Frederico Westphalen, FUNDAMES – Fundação Missioneira do Ensino Superior, de Santo Ângelo optaram por construir uma Universidade Regional “multicampi”. O Projeto Universitário foi acolhido pelo Conselho Federal de Educação na data de 04 de dezembro de 1990 e teve seu reconhecimento em 06 de maio de 1992 pelo parecer n° 285 do CEF e em 19 de maio de 1992, pela Portaria n° 809, homologada pelo então ministro da Educação Sr. José Goldemberg.

 

Ato Oficial de instalação da URI – São Luiz Gonzaga em 1992

Ato Oficial de instalação da URI – São Luiz Gonzaga em 1992

 

Primeiro Prédio da URI – São Luiz Gonzaga

Primeiro Prédio da URI – São Luiz Gonzaga

 

uri1