Viagem de estudos da Escola Básica leva alunos ao Litoral Sul do Estado

  • 25 de junho de 2019
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Foto: Alunos em frente ao monumento e túmulo do General Bento Gonçalves, no centro da Praça Tamandaré, em Rio Grande. 

Entre os dias 13 e 16 de junho, alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano da Escola Básica da URI São Luiz realizaram viagem de estudos até municípios do Litoral Sul do Estado. Foi a segunda etapa de um projeto dividido em quatro anos e que é desenvolvido pelas disciplinas de ciências humanas. Ano passado, a viagem foi a Bento Gonçalves.

A atividade, coordenada pelos professores Anderson Amaral e Mariza Ditz, prevê que a cada ciclo os alunos conheçam uma região e seus aspectos históricos e geográficos. Desta vez, o roteiro foi em São José do Norte, Rio Grande e Pelotas.

Entre os locais visitados, destacam-se os centros históricos dos municípios, os Molhes da Barra, em Rio Grande, e a Charqueada São João, em Pelotas – local onde foi gravada a minissérie “A Casa das Sete Mulheres” e o filme “O Tempo e o Vento”.

Foto: Casa onde funcionou uma produção de charque com uso intenso de escravizados

Na oportunidade, eles puderam estudar sobre a cultura e a imigração portuguesa e os aspectos da escravização africana. Rio Grande e Pelotas foram os que mais tiveram escravizados no Rio Grande do Sul.

Eles também realizaram passeio de barco pelo Arroio Pelotas, seguindo caminho por onde o charque era exportado para a Europa no século XIX, e visitaram a Fenadoce. Ao todo, foram quatro dias de viagem.

Em 2020, a viagem será para os cânions de Fortaleza e Itaimbezinho, em Cambará do Sul, onde eles poderão compreender o relevo, a geografia, a fauna, a flora e os aspectos do tropeirismo. Por fim, no quarto e último ano, o roteiro prevê ida aos municípios de Forquetinha, Lajeado e Westfália, onde poderão aprofundar-se nas questões da imigração alemã.

Fonte: URI São Luiz