Warning: Illegal string offset 'code_version' in /home/urisao/public_html/site/wp-content/plugins/live-composer-page-builder/includes/display-functions.php on line 989

17105734_1515227641893282_704433693_n

 

2º Encontro MISSIONEIRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CULTURA- 2ºEMICULT

Promoção da da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA-Campus São Borja (Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais-OMiCult) foi realizado nos dias 25 e 26 de Agosto de 2016, com a coordenação da URI/São Luiz Gonzaga (Observatório de Estudos Culturais& Diversidades), envolvendo mais de 300 participantes e 6 Universidades do Estado e do País como a Universidade Estadual do Ceará-UECE e  a UFSM.

 

 

Presidente da Associação de Músicos São-luizense - Mario Meira
Mesa de pesquisadores realizada dia 26 de Agosto de 2106 às 15 horas – UNIPAMPA(câmpus São Borja); URI(câmpus São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo); UFFSul(câmpus Cerro Largo) e  (câmpus São Borja) e Instituto Histórico e Geográfico/SLG.
Mesa "Políticas Culturais e o direito à Cultura realizada no dia 26 de Agosto de 2016 às 16 horas  - Alexandre Barbalho (Universidade Estadual do Ceará)  Joel Felipe Guindani (Unipampa) e Álvaro Santi (Setor de Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre).

 

Promoção e realização da I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA,  nos dias 16 a 23 de novembro de 2016 na URI São Luiz Gonzaga sob a coordenação do Observatório de Estudos Culturais & Diversidades. A semana teve como objetivo, refletir sobre a influência da Cultura afro na formação do povo brasileiro, e a importância de combater atitudes de racismo na sociedade. Logo após a abertura   oficial  do evento os acadêmicos de Administração simularam uma edição do Jornal Nacional, com dados referentes ao Observatório de Estudos Culturais & Diversidades da URI/São Luiz Gonzaga e a Semana da Consciência Negra, ressaltando que, no Brasil, os Observatórios de Cultura são organismos de criação recente, mas têm crescido significativamente nas universidades e instituições.

A seguir a programação esteve a cargo dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, e da Escola Básica da URI.

 As temáticas refletidas versaram sobre: A Influência Afro na Cultura  Brasileira, Aspectos da Legislação brasileira sobre a discriminação racial e ressaltando o preconceito Racial como forma de violência contra a mulher negra, Por que a mulher negra  tem menos  acesso  à Saúde do que a mulher branca? Documentário Especial: Consciência Negra a Desigualdade no Mercado de Trabalho, A questão das Cotas para alunos negros no Ensino Superior, Aspectos da questão da Cultura afro-brasileira e africana, filme “Tamara”, produção de uma história em quadrinhos, contação de histórias sobre temáticas afro nas turmas de Educação Infantil e Anos iniciais: Jardim I e II  Pré escola, sequência didática, criação de um vídeo, respeito as diversidades, questão de gênero entre outras.

Prof.Orientadora Sonia Bressan Vieira e acadêmica Iára Souza da Rosa. Projeto Observatório de Estudos Culturais&Diversidades-URI/São Luiz Gonzaga
Curso Educação Física- Coordenador; Prof. Bruno  Costa Teixeira e o coord. Grupo da Capoeira.
Curso Engenharia Elétrica- Profª Fernanda e Acadêmicos Rosiel Souza Cecília Cleonice e Renan Leal Ramires, apresentaram o tema Aspectos da questão da cultura afro- brasileira e africana.