Ciências Contábeis

Conheça o Curso

O Curso de Ciências Contábeis da URI visa a formação do profissional da área contábil para enfrentar o mundo dos negócios, com condições de implementar e gerenciar controles e sistemas de informações sobre o patrimônio e suas variações e atender as necessidades da iniciativa pública e privada na área de interesse na Ciência Contábil.

Objetivos

Habilitar recursos humanos para o desenvolvimento regional e nacional de modo que possam atuar no mercado de trabalho em condições de exercer sua atividade: Por conta própria (autônomo ou proprietário de estabelecimento); Associado (inclusive com outras categorias); Como funcionário (setor privado ou público, com conhecimento generalista e domínio de técnicas específicas da profissão com estímulo permanente a pesquisa e o conseqüente desenvolvimento do saber, de modo que possa transpor os conhecimentos teóricos para o campo de prática e da aplicação prática produzir, inovar, desenvolver o teórico). Habilitar profissionais capazes de: Identificar os principais tipos de entidades públicas e privadas, como empresas rurais comerciais, industriais, prestadoras de serviços, instituições financeiras, entre outras; Idealizar, estruturar, implantar e gerir sistema de informação contábil, como de contabilidade financeira, custos, orçamentos, etc; Executar trabalhos de escrituração contábil/fiscal, contábil/econômicos, organização e reorganização de rotinas de serviços e seus fluxos; Elaborar relatórios/demonstrações contábeis oficiais e específicas a cada necessidade administrativa; Executar trabalhos de conferência, auditoria, perícias contábeis; Analisar, interpretar situações econômico-financeiras de uma entidade, quer nos aspectos de resultado, finanças, nos custos, nas mutações patrimoniais, diagnosticando causas e efeitos, analisando tendências específicas e conjunturais; sugerindo/propondo alternativas de decisões; Assessorar e emitir pareceres, expressando-se de forma escrita, verbalmente com o produto de seu trabalho em auxílio ao processo de gestão administrativa, quer no planejamento, nas operações, nos controles operacionais, e, principalmente, nos controles gerenciais e na tomada de decisão; Entender a dinâmica social, política e econômica e a relação com seu trabalho e com a(s) entidade(s) a que presta o serviço, e nela atuar crítica, consciente e eticamente; Interpretar a legislação comercial/tributária e nela exercer o planejamento tributário; Assumir uma postura de gerente de informação para os mais diferentes usuários, internos e externos à(s) entidade(s) em que atua; Interpretar a legislação comercial/tributária e nela exercer o planejamento tributário; Utilizar recursos tecnológicos (especialmente a informática) de forma a racionalizar, agilizar o produto de seu trabalho, tornando mais eficaz e eficiente.

Perfil do Profissional

Contador é o profissional que exerce as funções contábeis, com formação superior do ensino contábil (Bacharel em Ciências Contábeis)

Campo de Atuação

A Contabilidade é uma das áreas que mais proporcionam oportunidades para o profissional. O estudante que optou por um curso superior de Contabilidade terá inúmeras alternativas, entre as quais citaremos as seguintes: -Contabilidade Financeira : É a contabilidade geral, necessária a todas as empresas. Fornece informações básicas aos seus usuários e é obrigatória para fins fiscais. -Contabilidade de Custos: Está voltada para o cálculo e a interpretação dos custos dos bens fabricados ou comercializados, ou dos serviços prestados pela empresa. -Contabilidade Gerencial : Voltada para fins internos procura suprir os gerentes de um elenco maior de informações, exclusivamente para a tomada de decisões. -Auditor: Auditoria é o exame, a verificação da exatidão dos procedimentos contábeis. -Auditor Independente: É o profissional que não é empregado da empresa em que está realizando o trabalho de Auditoria. É um profissional liberal, embora possa estar vinculado a uma empresa de Auditoria. -Auditor Interno: É o Auditor que é empregado (ou dependente econômico) da empresa em que faz o exame da Contabilidade. Analista de Balanço - Analisa a situação econômico-financeira da empresa através dos relatórios fornecidos pela Contabilidade. A análise pode ter os mais diversos fins: medida de desempenho, concessão de crédito, investimentos etc. Perito Contábil - A perícia judicial é motivada por uma questão judicial, solicitada pela justiça. O contador fará uma verificação na exatidão dos registros contábeis e em outros aspetos. Consultor Contábil - A consultoria, em franco desenvolvimento em nosso país, não se restringe especificamente à parte contábil e financeira – e aqui houve um grande avanço da profissão – à consultoria fiscal. Pesquisador Contábil - Para aqueles que optarem pela carreira universitária, e que normalmente se dedicam em período integral à Universidade, há um campo pouco explorado no Brasil, ou seja, a investigação científica na Contabilidade. Cargos Públicos - Em muitos concursos, tanto na área Federal como na Estadual e na Municipal, tem havido grande contingente de contadores aprovados. Cargos Administrativos - Observamos ainda contadores que exercem cargos de assessoria, elevados postos de chefia, de gerência e, até mesmo, de diretoria, com relativo sucesso. O contador é um elemento gabaritado para tais cargos, pois, no exercício de sua profissão, entra em contato com todos os setores da empresa.

O Curso

Turno: Noturno

Duração: 4,5 anos

Projeto Político Pedagógico 2013/2016

Projeto Político Pedagógico 2017

 

Coordenação

Cirino Calistrato Rebello | Mestre

 

Corpo Docente

Cirino Calistrato Rebello | Mestre | Currículo

Luciane de Oliveira | Mestra | Currículo

Luiz Fernando Peixoto Wesz | Mestre | Currículo

Renata Barth Machado | Doutora | Currículo

Volmir Antonio Righi | Especialista | Currículo

 

Grade Curricular 2017

Grade Curricular 2013/16

 

Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Manual das Atividades Complementares do Curso de Ciências Contábeis

Diretrizes do Estágio Supervisionado – Prática Profissional 1 e 2