Objetivo Geral:
Oportunizar a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos, habilidades e técnicas no processo gerencial e operacional dos participantes, auxiliando na de tomada de decisão, no desenvolvimento das capacidades acerca do comportamento empreendedor e no exercício de funções relativas à área de Gestão do Agronegócio, além de fomentar o desenvolvimento das organizações e da região.
Objetivos Específicos:
- Capacitar o aprofundamento conceitual e prático acerca da Gestão do Agronegócio;
- Promover o desenvolvimento de habilidades e técnicas relativas as organizações agrícolas com enfoque no desenvolvimento das organizações e da região;
- Estimular o comportamento empreendedor no ambiente do Agronegócio;
- Provocar o intercâmbio de experiências nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão agroindustrial;
- Criar um ambiente de debate sobre experiências em torno da realidade das empresas num contexto globalizado.
Com o objetivo de atender as demandas locais e regionais, o curso será oferecido em 4 (quatro) módulos, certificando os alunos em conformidade com a Resoluções N° 2607/CUN/2019.
Módulo I – Aborda o mundo e o novo modelo econômico, a América latina e o Brasil e a inserção da região no atual contexto econômico mundial, os conceitos de administração rural e suas características, a análise econômica das propriedades rurais, os custos e gestão da produção, noções e conceitos de contabilidade agrícola e planejamento de empresas rurais.
Módulo II – Estuda a economia rural, o pensamento econômico e a agricultura, a política agrícola, as ligações e setores chaves nas cadeias agroindustriais, os impactos intersetoriais do comércio nacional e internacional no Agribusiness, setor e processo de comercialização, margem e markup de comercialização, análises de preços agropecuários, estratégias de comercialização pelo produtor rural. conceito de logística no espaço internacional, gestão da distribuição física e canais de distribuição internacional.
Módulo III – Discute aspectos relevantes do cooperativismo visando discutir o processo administrativo e a tomada de decisões na gestão, modelos de gestão cooperativa, o problema ambiental contemporâneo. Desenvolvimento econômico e meio ambiente, política e legislação ambiental, o meio ambiente e a empresa.
Módulo IV – Analisa os temas emergentes, cenários e tendências em Gestão de Pessoas, os conceitos básicos de marketing (mercado, troca, transação, necessidade, desejos, satisfação), estratégias do mix de marketing, as novas tendências do marketing no agronegócio, tecnologias e aperfeiçoamento dos modos de produção e comercialização no agronegócio, plano estratégico de marketing no agronegócio, marketing verde e responsabilidade desenvolvimentista e ética do marketing. Aborda as tecnologias da informação, as vias da gestão inovadora em busca da competitividade, alianças e estratégias.
Para mais informações ligue 55 3352 8150