XXVIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, Inovação e Tecnologia (SIICITec)

XXVI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação (SIPPG)

XX Seminário Institucional de Extensão (SIEx)


O evento possibilita que a comunidade interna e externa à URI participe como ouvinte e/ou apresentador.

Para a inscrição, os participantes deverão preencher a ficha de inscrição e pagar a taxa do evento.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Para a submissão de trabalhos, os autores (bolsista, orientador e colaboradores) deverão estar inscritos no evento, com a taxa de inscrição paga.

Os resumos dos bolsistas de iniciação científica (IC), iniciação tecnológica e inovação (ITI) e extensão da instituição, serão retirados a partir dos relatórios finais inseridos no Sistema de Projetos URI – SPURI, juntamente com o título do projeto (título do plano de trabalho do bolsista), não sendo necessário o envio do resumo no momento da inscrição.

Os demais resumos de trabalhos de pesquisa e extensão, desenvolvidos no ensino médio ou em cursos de graduação, da URI ou de outras instituições, deverão ser submetidos de forma on-line, no período de 13 de julho a 26 de agosto de 2022.

As inscrições e o envio on-line dos trabalhos completos de pesquisas de pós-graduação devem ser feitos no período de 13 de julho a 26 de agosto de 2022.


INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Resumo

Os resumos dos alunos bolsistas de iniciação científica e extensão da URI serão obtidos automaticamente, a partir dos relatórios finais inseridos no SPURI.  Os demais deverão submeter arquivo (doc ou docx) com resumo no ato da inscrição, conforme instruções abaixo:

O resumo é uma apresentação concisa e seletiva dos pontos relevantes do trabalho e deve ressaltar o que se buscou solucionar e explicar, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. Deve ter entre 250 e 500 palavras, redigido em português, inglês ou espanhol.

O resumo deve ser escrito em parágrafo único. Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e conter os seguintes elementos essenciais: título, introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões/considerações finais.

Título: letras maiúsculas, negrito e centralizado.

Autores: nome completo, separados por ponto e vírgula e centralizado. Para cada autor, utilizar um número arábico sobrescrito. Fazer chamada abaixo dos autores para indicar a filiação acadêmica/instituição.

Palavras-chave: de três a cinco palavras-chave, apresentadas em ordem alfabética e separadas por ponto e vírgula.

Trabalho completo

O arquivo deve ser salvo no formato doc ou docx.

Folha: formato A4 (21 cm x 29,7 cm).

Margens: esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

O texto deve ser redigido em português, inglês ou espanhol, constituído por, no mínimo, cinco e no máximo dez páginas.

Título: com letras maiúsculas, negrito e centralizado.

Subtítulo: com letras maiúsculas e minúsculas, alinhado à esquerda.

Resumo: redigido em único parágrafo, fonte Times New Roman, tamanho 10, constituído por 250 a 500 palavras

Palavras-chave: de três a cinco palavras-chave, apresentadas em ordem alfabética e separadas por ponto e vírgula.

Elementos textuais: introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões/considerações finais, referências e agradecimentos (opcional).

Fonte: Times New Roman, tamanho 12 para todo o trabalho, excetuando-se resumo, citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas, fontes e indicações das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho 10.

Espaçamento: 1,5 entre linhas, excetuando-se resumo, citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em espaçamento simples.

Parágrafo: recuo de primeira linha: 1,25 cm; alinhamento justificado

Autores: No máximo cinco (um principal, mais quatro coautores). Informar nome completo, separados por ponto e vírgula e centralizado. Para cada autor utilizar um número arábico sobrescrito. Fazer chamada abaixo dos autores para indicar a filiação acadêmica/instituição e curso a que pertence.

Os trabalhos completos serão incluídos nos Anais do XXVIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, Inovação e Tecnologia (SIICITec),  XXVI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação (SIPPG) e XX Seminário Institucional de Extensão (SIEX), on-line, contendo todos os trabalhos de todas as áreas.

Observações:

Os conceitos e as afirmações contidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores.

A revisão e a formatação dos textos submetidos são de responsabilidade dos autores, sendo condição para aprovação.

Todos os trabalhos que envolvam animais ou seres humanos devem fazer referência ao protocolo de aprovação no respectivo Comitê de Ética, na seção Metodologia.

Trabalhos de pesquisa que envolvam o Patrimônio Genético e o Conhecimento Tradicional Associado devem ser previamente cadastrados no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) e submetidos juntamente com a Declaração URI-SisGen, devidamente preenchida. Quando não aplicável, o responsável pela pesquisa deve encaminhar a Declaração URI-SisGen com tal indicação.

O envio da Declaração URI-SisGen deve ser feito para o e-mail siicitec2022@saoluiz.uri.edu.br.

Os textos serão avaliados pela Comissão Científica.

Os trabalhos aceitos, bem como sua forma e local de apresentação, serão divulgados na página do evento.

Apresentação oral

A apresentação deve ser elaborada em formato ppt ou pptx (Power Point) de acordo com o modelo disponibilizado no site do evento.

O apresentador deverá acessar a sala virtual, no mínimo, trinta minutos antes do horário previsto para a sessão. Os links e horários das apresentações serão enviados por e-mail.

O trabalho deverá ser apresentado em dez minutos; serão concedidos mais cinco minutos para comentários e questionamentos da banca.

Prêmio Destaque

Sobre o Prêmio Destaque em iniciação científica e destaque em extensão, consultar a Resolução 2433/CUN/2018.

As inscrições devem ser individuais, encaminhadas por meio de formulário de inscrição, , corretamente preenchido, disponível AQUI, acompanhado do artigo e da declaração URI-SisGen. Estes documentos precisam ser enviados por e-mail aos coordenadores locais do CIAP e do CIAPEx, durante o período de inscrição, seguindo as normas de apresentação da Resolução acima citada e o cronograma abaixo:

  •  06/julho a 11/agosto – Período de inscrições, realizadas pelos estudantes.
  • 15 a 31/agosto – Período de avaliação e classificação dos trabalhos por área do conhecimento (IC e ITI) ou por área temática (Extensão), sob a responsabilidade dos membros do CIAP e CIAPEx local.
  • 05/setembro – Data limite para enviar à PROPEPG os artigos classificados em nível interno, sendo 01 (um) trabalho de Pesquisa por Área do Conhecimento e 01 (um) trabalho de Extensão por Área Temática.

Os premiados serão conhecidos em cerimônia oficial on-line, durante o encerramento do XXVIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, Inovação e Tecnologia e o XX Seminário de Extensão, no dia 27 de outubro de 2022. Os prêmios e certificados serão encaminhados aos contemplados, posteriormente, via correio.


Resolução Prêmio Destaque

Clique  AQUI para baixar a resolução.

Declaração URI-SisGen

Clique AQUI  para baixar a declaração.

Modelo de Resumo

Clique  AQUI para baixar o modelo de resumo.

Modelo de Artigo

Clique AQUI  para baixar o modelo de artigo.

Modelo de Apresentação Oral

Clique AQUI  para baixar o modelo de apresentação oral.