URI – SLG recebeu palestra sobre usina líder mundial em produção de energia limpa

  • 4 de agosto de 2016

O Comitê de Sustentabilidade da URI – São Luiz Gonzaga promoveu na noite desta quarta-feira (03) um importante momento de reflexão coletiva. Uma palestra sobre a Usina Itaipu Binacional.

A sustentabilidade socioambiental é um componente essencial e permanente, estando presente de forma articulada, nos processos de ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão, sendo referência nas tomadas de decisões de nossa Universidade.

O comitê de sustentabilidade da URI – São Luiz Gonzaga é composto, pelos seguintes membros:

-Profª. Ma. Renata Barth Machado – Presidente

-Profª. Ma. Dinara Bortoli Tomasi – Direção Geral

-Profª. Ma. Cristiane Menna Azambuja – Representante Docente

-Profª. Ma. Cinara Dal Santo Pes – Representante Docente

-Leonardo Farias – Representante dos Funcionários Técnico-Administrativos

A Diretora Geral da URI – São Luiz Gonzaga, Professora Dinara Bortoli Tomasi, que também integra o comitê de sustentabilidade, proferiu a saudação inicial do evento que contou com um grande público, em sua maioria acadêmicos dos cursos de graduação da universidade. Logo em seguida, foi proferida uma palestra por Luiz Suzuke, Diretor de Coordenação do Meio Ambiente da Itaipu.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 a 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma tupi-guarani, o termo significa “pedra na qual a água faz barulho”, através da junção dos termos itá (pedra), ‘y (água) e pu (barulho).

A Itaipu Binacional, operadora da usina, é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,3 bilhões de MWh desde o início de sua operação.

A Usina de Itaipu fazia parte da lista oficial de candidatas para as Sete maravilhas do Mundo Moderno, elaborada em 1995 pela revista Popular Mechanics, dos Estados Unidos, mas não ganhou o título.

O Senhor Luiz Suzuke contou sua experiência junto à empresa, assim como, o tema de sua fala foi “Cultivando Água na Boa”.