Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhecem-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima.
O projeto de Lei 6583 de 2013 cria o Estatuto da Família. Nesse texto, família é definida como união entre homem e mulher. A partir disso, muitas discussões têm sido feitas sobre o conceito de família atualmente, com o intuito de refletir sobre famílias formadas por mães ou pais solteiros, avós e tios, casais homossexuais, poligamia etc.
Nos últimos meses a mídia noticiou sobre a prisão de diversas pessoas ligadas a FIFA e os esquemas de corrupção, na copa que foi realizada no Brasil e nas duas próximas. É bom ficar atendo a isso!
Apesar de estar na mídia, é menos provável mas perfeitamente possível cair este tema na redação do ENEM. Foi a notícia de início de toda a polêmica crise no Brasil e é um tema muito quente, que figura todos os dias na mídia.
No ano em que a CLT completa 70 anos, foi aprovada a PEC das domésticas que entre outras coisas garante horas extras e Adicional Noturno para estes trabalhadores. Um tema bastante polêmico. De um lado os patrões que precisam dos serviços mas não tem como pagar a mais para as trabalhadores e outro as domésticas que necessitam de mais direitos.
Posso dizer que neste caso temos que ter alguma exceção na LEI, pois as domésticas não prestam um serviço com fins lucrativos com um funcionário em uma loja, por exemplo, por isso acredito que deveria se pagar menos de encargos para estes profissionais. mas isso é assunto para muita conversa. Vale a pena ler um pouco sobre o assunto e ficar por dentro, pois pode ser um possível tema de redação do ENEM.
Não é de hoje que este assunto está na mídia. É o governo tentando tapar o sol com a peneira, trazendo mais médicos de outros países, pagando valores absurdos e não dando as condições de trabalho.
Fazendo uma comparação muito básica, é como trazer mais pedreiros e não dar a eles cimento, areia e tijolos para construir as paredes. É isso que nosso governo faz trazendo médicos estrangeiros, e os colocando em hospitais ou postos sem estrutura para atender a população!
O Brasil possui em pauta novos modelos de educação no século XXI. Tudo isto se deve as novas tecnologias e acessos à educação e informação, muito mais fáceis de encontrar no mundo web. Tudo isto está retratado no polêmico documentário “Quando sinto que já sei”.
As metrópoles têm visto o trânsito piorar a cada dia e com o passar dos anos os problemas só aumentam. Veja alguns pontos podem ser abordados nessa temática: transporte público, greves, o preço da passagem, o passe livre para estudantes, faixa exclusiva para o transporte coletivo, ciclovias, poluição sonora, transporte público individual, os aplicativos para contratação de transporte, a quantidade de carros nas estradas, a infraestrutura viabilizada pelo governo.
Este tema se torna cada dia mais comentado, devido a popularização da internet, as formas de expressão e de liberdade de imprensa tem sido muito discutidas, principalmente após o ataque terrorista à revista francesa Charlie Hebdo. Os limites entre liberdade de expressão e respeito também podem ser abordadas.
O Brasil é um dos países mais desiguais, em muitos aspectos, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo.
O ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar bem essa questão. A intolerância religiosa é grande no Brasil e em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar que o Estado é laico e deve respeitar os diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o preconceito com religiões de origem africana.
As redes sociais têm sido usadas para marcar protestos, para questionar projetos de leis polêmicos e reivindicações têm sido feitas através de abaixo-assinado online. Essa é uma nova forma de participação política.
Hoje em dia o pensamento de voluntariado como assistencial já não faz mais tanto sentido, a mudança tem sido em relação a uma tentativa de mudança social, através de medidas inclusivas e de impacto. Outro ponto a ser considerado é a valorização que as empresas fazem de candidatos e funcionários que realizam trabalhos voluntários.