Comitê de Ética em Pesquisa da URI – São Luiz Gonzaga participa do Projeto de Qualificação da Conep

  • 11 de dezembro de 2020

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é o avalizador das questões éticas das pesquisas que envolvem seres humanos

Na terça-feira, 8 de dezembro, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da URI – São Luiz Gonzaga recebeu, virtualmente, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A visita, que é parte do Projeto de Qualificação, tem o objetivo de conhecer a infraestrutura e a realidade do Comitê, bem como padronizar o trabalho administrativo e fortalecer a análise e a discussão ética.

O encontro foi dividido em três momentos, sendo o primeiro uma webconferência entre os representantes da Conep com o coordenador do Comitê, professor Bruno Costa Teixeira, o vice-coordenador, professor Jean Lucas Poppe, o secretário executivo, Leonardo Farias, e o representante dos usuários, Thiago Dal Santo. Neste primeiro diálogo o foco foi para as questões administrativas. Ainda pela manhã, teve um segundo momento, com a participação da Diretora-Geral do Campus, professora Dinara Bortoli Tomasi.

Na terceira etapa, já no período da tarde, a comissão da Conep se reuniu com todos os membros do Comitê. Além dos representantes já citados, participaram, deste último momento, os professores Ana Helena Braga Pires, Cristiane Azambuja, Francesco Pinto Boeno, Lizandra Andrade Nascimento e Luciane de Oliveira. Este foi um momento muito significativo, com trocas de experiências com vistas a aperfeiçoar a elaboração dos pareceres emitidos pelo CEP.

A roda de conversa final buscou transmitir as boas impressões verificadas na Unidade, bem como, elencar possibilidades de aprimoramento. Destaca-se que o Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa (Q-CEP) iniciou as visitas pelos CEP’s localizados em Brasília/DF e logo em seguida, ampliou o trabalho de campo para o restante do país. As visitas têm gerado devolutivas bastantes positivas por parte dos CEP’s e suas instituições mantenedoras, o que possibilita e resulta em uma maior integração do Sistema CEP/Conep.