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A avaliação institucional constitui-se como um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos e culturais, dentre outros e, portanto, desponta a discussão a respeito da educação, visto que seus resultados servem de base para o aprofundamento do ensino, da pesquisa e da extensão, tríplice missão da Universidade.

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - é uma instituição comunitária e por ser multicampi convive com diferentes realidades das regiões em que está inserida. Assim, para que cumpra a missão a que a URI se propõe, a demanda exige que se avaliem constantemente as ações, bem como se adapte os cursos de graduação e pós-graduação implantados às peculiaridades, aos interesses e às necessidades das comunidades regionais.

As diferenças regionais tornam a URI uma universidade culturalmente rica, que contribui para a integração regional e o crescimento econômico, político, educacional e social do Estado do Rio Grande do Sul.

 Avaliação Institucional na URI

Com o intuito de aprimorar cada vez mais a gestão universitária, a URI adota a avaliação institucional como prática, há alguns anos. Enquanto instituição comunitária e membro do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, a URI aderiu ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades que compõe o COMUNG – PAIUNG. A partir de 2003 criou o Programa de Avaliação Institucional da URI – PAIURI e nomeou um Comitê de Avaliação Institucional.

As etapas do processo de avaliação, previstas no Projeto de Avaliação Institucional, são as seguintes:

  1. Sensibilização e Mobilização: processo que acompanha as diferentes etapas da avaliação, através de programação continuada de seminários, reuniões, debates, palestras, distribuição de material, entre outros. O objetivo desta fase é aperfeiçoar o caráter participativo e continuado da avaliação.
  2. Diagnóstico Institucional: global, de base quantitativa, com informações coletadas, considerando as dez dimensões do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Tais informações permitem um diagnóstico da situação atual da URI, servindo como base, tanto para a autoavaliação, como para a avaliação externa. Nesse processo, são sugeridos os indicadores utilizados pelas comissões de avaliação das condições de ensino do INEP e os utilizados pela CAPES.
  3. Autoavaliação ou Avaliação Interna: ao utilizar aspectos quantitativos e qualitativos das diferentes dimensões, a autoavaliação constitui fundamental exercício para que a URI debata as metas, avalie os projetos que vem realizando, os acertos e o que precisa ser aprimorado, vislumbrando, assim, novos caminhos e possibilidades.
  4. Avaliação Externa: A avaliação externa tem como ponto de partida o diagnóstico e os relatórios da avaliação interna, preliminarmente à visita dos avaliadores externos à URI, para análise.

Reavaliação / Avaliação da Avaliação: divulgados internamente e discutidos os dados obtidos no diagnóstico geral, na autoavaliação e na avaliação externa de cada dimensão do SINAES. Espera-se com esta última etapa, a realimentação e difusão da avaliação, a análise pelos órgãos colegiados da URI e dos seus gestores, aos quais cabe a responsabilidade de tomar decisões e implementar medidas consideradas necessárias para corrigir distorções e para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão na URI. Este é o momento em que é dada publicidade ao processo avaliativo, encaminhando um relatório final para os setores internos da URI e aos diversos segmentos da comunidade externa.

Período de realização da Avaliação Institucional na URI

A Avaliação Institucional é realizada semestralmente. Em geral, no primeiro semestre letivo, o período estende-se de maio a junho. E, no segundo semestre, de outubro a novembro.

Os resultados obtidos na avaliação institucional constituem-se em elementos norteadores para decisões e ações a serem desenvolvidas na URI São Luiz Gonzaga, buscando assim qualificar o gerenciamento da Universidade.

CPA – Comissão Própria de Avaliação da URI São Luiz Gonzaga

Na URI – São Luiz Gonzaga integram a CPA:

- Cinara Dal Santo Pes – Representante dos Docentes (Coordenadora)

- Renata Barth Machado– Direção-Geral

- Ana Luci Santos da Silva – Secretária-Geral

- Leonardo Silveira Farias da Silva – Representante dos Funcionários Técnico-Administrativos e de Apoio

- Marisa de Jesus Morais Garay - Representante da Comunidade Externa

 

Relatório de Autoavaliação 2021

Relatório de Autoavaliação 2020

Relatório de Autoavaliação 2017

Relatório de Autoavaliação 2018

Relatório de Autoavaliação 2019

Resolução Nº 2623

Portaria Nº 2954

Portaria Nº 3597