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A avaliação institucional constitui-se como um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos e culturais, dentre outros e, portanto, desponta a discussão a respeito da educação, visto que seus resultados servem de base para o aprofundamento do ensino, da pesquisa e da extensão, tríplice missão da Universidade.
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - é uma instituição comunitária e por ser multicampi convive com diferentes realidades das regiões em que está inserida. Assim, para que cumpra a missão a que a URI se propõe, a demanda exige que se avaliem constantemente as ações, bem como se adapte os cursos de graduação e pós-graduação implantados às peculiaridades, aos interesses e às necessidades das comunidades regionais.
As diferenças regionais tornam a URI uma universidade culturalmente rica, que contribui para a integração regional e o crescimento econômico, político, educacional e social do Estado do Rio Grande do Sul.
Avaliação Institucional na URI
Com o intuito de aprimorar cada vez mais a gestão universitária, a URI adota a avaliação institucional como prática, há alguns anos. Enquanto instituição comunitária e membro do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG, a URI aderiu ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades que compõe o COMUNG – PAIUNG. A partir de 2003 criou o Programa de Avaliação Institucional da URI – PAIURI e nomeou um Comitê de Avaliação Institucional.
As etapas do processo de avaliação, previstas no Projeto de Avaliação Institucional, são as seguintes:
Reavaliação / Avaliação da Avaliação: divulgados internamente e discutidos os dados obtidos no diagnóstico geral, na autoavaliação e na avaliação externa de cada dimensão do SINAES. Espera-se com esta última etapa, a realimentação e difusão da avaliação, a análise pelos órgãos colegiados da URI e dos seus gestores, aos quais cabe a responsabilidade de tomar decisões e implementar medidas consideradas necessárias para corrigir distorções e para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão na URI. Este é o momento em que é dada publicidade ao processo avaliativo, encaminhando um relatório final para os setores internos da URI e aos diversos segmentos da comunidade externa.
Período de realização da Avaliação Institucional na URI
A Avaliação Institucional é realizada semestralmente. Em geral, no primeiro semestre letivo, o período estende-se de maio a junho. E, no segundo semestre, de outubro a novembro.
Os resultados obtidos na avaliação institucional constituem-se em elementos norteadores para decisões e ações a serem desenvolvidas na URI São Luiz Gonzaga, buscando assim qualificar o gerenciamento da Universidade.
CPA – Comissão Própria de Avaliação da URI São Luiz Gonzaga
Na URI – São Luiz Gonzaga integram a CPA:
- Cinara Dal Santo Pes – Representante dos Docentes (Coordenadora)
- Renata Barth Machado– Direção-Geral
- Ana Luci Santos da Silva – Secretária-Geral
- Leonardo Silveira Farias da Silva – Representante dos Funcionários Técnico-Administrativos e de Apoio
- Marisa de Jesus Morais Garay - Representante da Comunidade Externa
Relatório de Autoavaliação 2021
Relatório de Autoavaliação 2020
Relatório de Autoavaliação 2017
Relatório de Autoavaliação 2018