Curso Técnico em Guia de Turismo da URI-SLG realiza a primeira viagem técnica

  • 19 de outubro de 2021

Alunos vivenciaram momentos significativos de aprendizagem prática das atribuições de Guias de Turismo na histórica Região Missioneira

Nos dias 9 e 10 de outubro, os alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo da URI – São Luiz Gonzaga, orientados pela professora Drª.  Juliani Borchardt da Silva, vivenciaram, na prática, as tarefas dos Guias de Turismo. Numa intensa programação, iniciada às 6h do dia 09, os cursistas partiram da URI-SLG em direção ao município de São Nicolau, onde visitaram o Pórtico da Cidade, participaram do Café de Cambona, junto à Secretaria Municipal de Turismo. Também houve visitação à Sala de Exposição – Fragmentos de uma civilização, ao Sítio Arqueológico de São Nicolau e ao Sobrado da Família Silva.

O grupo almoçou em São Luiz Gonzaga, realizando visita à Gruta Nossa Senhora de Lourdes (pré-relato sobre a Coluna Prestes e as Missões) e ao Complexo Turístico Cultural Jayme Caetano Braun (apresentação sobre Jayme e a importância dele para a música missioneira), e, partindo, a seguir, para o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir. Após a exploração do local, os futuros Guias de Turismo deslocaram-se a São Miguel das Missões, visitando o Pórtico, a Fonte Missioneira, o Manancial Missioneiro e assistiram ao Espetáculo Som & Luz. O jantar de confraternização ocorreu no restaurante Meu Cantinho.

Na manhã de domingo, depois do café, a professora Juliani orientou os cursistas sobre as formas de guiamento no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo e no Museu das Missões. Na sequência, o grupo partiu para o Sítio Arqueológico de São João Batista, onde realizou o city tour.

A programação seguiu em Santo Ângelo, onde o grupo realizou a visitação ao Centro Histórico (Praça da Matriz, Arcos, Catedral, Janelas Arqueológicas, Museu Municipal e Rua Missioneira). Foram visitados o Memorial da Coluna Prestes e o Monumento ao Índio. Às 19 horas, foi encerrado o city tour e os cursistas retornaram a São Luiz Gonzaga.

Esse processo é relevante para complementar as aprendizagens teóricas, construídas em sala de aula, a fim de que os estudantes aprendam a guiar os turistas, especialmente no intuito de valorizar as riquezas naturais e histórico-culturais da Região das Missões. A atividade contou com o empenho da professora Juliani, a partir de seu expertise e com a dedicação dos alunos na preparação e concretização em cada um dos momentos da viagem técnica.

Além disso, foi importante contar com a contribuição de instituições regionais como a Secretaria de Turismo de São Miguel das Missões, Secretaria de Cultura de São Nicolau, Secretaria de Cultura e Esporte de Santo Ângelo, Escritório Regional do IPHAN e Direção do Museu das Missões. A URI-SLG agradece a essas instituições pela solicitude na organização dos horários para que o intenso roteiro pudesse ser realizado na íntegra.

A próxima viagem técnica, que encerra a disciplina de Bases do Guiamento I, será realizada no dia 23 de outubro e terá como destino o Parque Estadual do Turvo (Salto do Yucumã), possibilitando a aprendizagem do guiamento em turismo ecológico.

Confira as imagens: