Curso Técnico em Guia de Turismo realiza nova viagem de estudos

  • 28 de outubro de 2021

No sábado, 23 de outubro, a turma do Curso Técnico em Guia de Turismo da URI São Luiz Gonzaga, realizou a segunda viagem técnica, dessa vez com roteiro natural, pelo Vale do Jaguari. O grupo, sob a orientação da professora Juliani Borchadt, partiu da URI-SLG, às 5h30 com pausa para o café da manhã na Casa do Maristão, localizado na Picada do Funcho, município de Santiago. Seguindo para Nova Esperança do Sul, os cursistas visitaram a Igreja São Caetano, que foi palco das gravações da novela global “A Dona do Pedaço”. Ainda em Nova Esperança, foi realizada visitação à Gruta Subterrânea Nossa Senhora de Fátima, uma das maiores grutas subterrâneas da América e certamente uma das grandes belezas naturais do Rio Grande do Sul.

Partindo para Jaguari, a turma visitou o Cerro Chapadão, considerado um dos locais mais antigos, relacionados com a colonização italiana. A Capela N. Sra. do Monte Bérico é tombada como Patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul e reserva belas pinturas nas paredes apesar do estado em ruínas. Nos Mirantes é possível apreciar as belezas naturais do Vale do Jaguari.

Após o almoço, os futuros Guias de Turismo deslocaram-se para o município de Mata, onde visitaram o Museu Daniel Cargnin, com acervo de fósseis vegetais, fósseis pré-históricos e peças do período pré-reducional indígena. Também visitaram o Jardim Paleobotânico, contemplando fósseis vegetais em local de ocorrência natural. O Jardim é tomado como Patrimônio do Estado do RS. O grupo visitou, ainda, a Cachoeira da Boa Esperança e o Museu Fragmentos do Tempo, com acervo da colonização portuguesa e da Família Haesbert.

Esta experiência constituiu-se como mais um exercício de imersão na profissão, aprendendo na prática as tarefas e atribuições de técnicos em Guia de Turismo. Sob a coordenação da prof. Juliani, cada aluno responsabilizou-se por tarefas distintas, desde a organização, passando pela execução do guiamento, até a avaliação da atividade, socializando aprendizagens.