Cursos da Área da Saúde da URI São Luiz promovem capacitação para educadores do município de Roque Gonzales

  • 31 de julho de 2019
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

No dia 19 de julho, equipes dos Cursos de Fisioterapia e Educação Física da URI São Luiz estiveram em Roque Gonzales para promover capacitação de primeiros socorros para educadores das escolas da rede municipal. O objetivo foi aperfeiçoar esses educadores para que possam intervir no socorro das crianças em caso de necessidade.

Durante a explanação, os professores da URI explicaram aos participantes como agir em situações extremas, como em casos de acidentes e, além disso, como produzir o primeiro atendimento até encaminhamento especializado.

Atividade eminentemente prática, a capacitação voltou atenções para abordagens primárias e secundárias; níveis de consciência (AVDI); Manobra de Heimlich (método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por um corpo estranho); fraturas e luxações; imobilização e parada cardiorrespiratória. A capacitação ocorreu durante dois períodos e os grupos puderam sanar dúvidas sobre os procedimentos.

Desde 2018, esta capacitação é uma obrigatoriedade para todos os profissionais que trabalham na educação. É o que determina a lei 13.722, denominada Lei Lucas, sancionada em outubro daquele ano. A lei foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, depois de engasgar-se com um pedaço de cachorro quente durante um passeio escolar, em Campinas (SP). Na ocasião não havia ninguém preparado por perto para socorrê-lo e assim evitar a tragédia.

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Roque Gonzales

Fonte: URI São Luiz