Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril

  • 2 de abril de 2020

A ONU (Organização das Nações Unidas), em 2007, definiu o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Propõe-se que os cartões-postais das diferentes parte do mundo se iluminem de azul. No Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor. Esses locais são iluminados com tons de azul para lembrar a data e chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Em 2020, a proposta é que a comunidade envolva-se com a causa do autismo, no Brasil, participando da campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.

Na URI São Luiz Gonzaga, o tema do autismo tem sido amplamente estudado, em especial nas disciplinas relacionadas à Psicologia, nos diferentes cursos de graduação. No Curso de Fisioterapia, em 2019, tivemos duas relevantes produções a respeito da temática. A professora Tania Regina Warpechowski defendeu a tese de doutorado intitulada: Desafios Docentes para a Constituição do Educador Inclusivo de Sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A fisioterapeuta Érika Nunes, egressa do Curso de Fisioterapia da URI-SLG, defendeu o TCC: A Atuação do Profissional da Fisioterapia Frente ao Transtorno do Espectro Autista – TEA, sob a orientação da professora Lizandra Andrade Nascimento.