Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

  • 22 de setembro de 2016

 

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA URI-SLG SOLIÁRIO COM ESTA CAUSA

 

Em 1982, por meio de movimentos sociais e entidades nacionais, foi instituído o dia 21 de Setembro como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Data essa que faz jus à proximidade da Primavera e o Dia da Árvore, representando o nascimento de reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições e acessos. Entretanto, só em 14 de julho de 2005 pela Lei Federal Nº 11.133, foi oficializado tal dia como luta das pessoas com deficiência.

Tratando objetivos referentes à pessoa com deficiência de forma mais concreta, entrou em vigor em janeiro em 2008, a Lei Brasileira de Inclusão, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Desse modo, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. E dentre esses, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o acesso de pessoas com deficiência aumentou 381% entre 2003 e 2014. Nesse intervalo, o número de matrículas de Pessoas com deficiência saltou de 145.141 para 698.768.

Em consonância com os dados descritos acima, a URI-SLG como instituição comunitária juntamente com o Projeto de Acessibilidade, apoiado pelo Conselho Gestor, promove iniciativas de erradicação da exclusão e de garantia da acessibilidade plena na Instituição, oportunizando acesso a todos com segurança e autonomia, pautando-se no direito de ir e vir dos indivíduos.

Neste dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a URI – São Luiz Gonzaga solidariza-se com todos que lutam incessantemente pela inclusão, para as pessoas com deficiência que enfrentam desafios rotineiros e superam as barreiras em sua particularidade, e que as políticas públicas inclusivas e acessíveis, possam vivenciar a cidadania.

Em outubro, será desenvolvido um evento sobre Acessibilidade e Inclusão, que está sendo preparado pelo Conselho Gestor, Núcleo de Acessibilidade, Projeto de Iniciação Científica, com apoio da Rádio Missioneira e voluntários.