Encerramento do Curso Básico de Língua Portuguesa

  • 22 de julho de 2021

A URI São Luiz Gonzaga disponibilizou, no primeiro semestre de 2021, de forma online síncrona, o “Curso Básico de Língua Portuguesa” às suas alunas e aos seus alunos. Foram, ao total, dez semanas de estudos – com o início em 10.4.2021 e término em 26.6.2021. As aulas foram ministradas pela Professora Daniela Bortoli Tomasi.

O Curso objetivava desenvolver as quatro habilidades e competências linguísticas: fala, escuta, escrita e leitura. Para tanto, a turma foi incentivada a apresentar trabalhos orais, a realizar exercícios de interpretação de textos e de ortografia, bem como a desenvolver o hábito da leitura – uma vez que, a cada semana, as alunas e os alunos deveriam ler contos da literatura brasileira e debater em sala de aula.

Realizaram-se, assim, as leituras e os debates de sete contos: “O homem que sabia janavês”, de Lima Barreto; “Amor” e “Uma galinha”, ambos de Clarice Lispector; “Uma vela para Dário”, de Dalton Trevisan; “Contrabandista”, de João Simões Lopes Neto; “Zap”, de Moacyr Scliar e “O peru de natal”, de “Mário de Andrade”.

Confira, abaixo, alguns depoimentos de alunas do curso:

As aulas juntamente da professora foram inteiramente incríveis. O curso nos proporciona muitos benefícios na ortografia e também na perda da timidez, pois tivemos que apresentar trabalhos e debater sobre alguns contos indicados pela professora. Para mim, as aulas foram muito proveitosas, até mesmo em como me portar durante uma apresentação na hora do nervosismo.

As leituras foram muito proveitosas até mesmo para escrita e o senso crítico de cada aluno. Os debates tornaram as aulas mais envolventes, isto é, os alunos conseguiram ter mais interação tanto com a professora como uns com os outros. O conto que mais me chamou atenção foi “amor”, da Clarice Lispector. Porque acredito que retrata a realidade de muitos sobre a sua própria vivência. O conto nos mostra que, as vezes, ficamos cegos e não nos enxergamos da forma correta. Temos que nos amar em primeiro lugar, assim, antes mesmo de amar ao próximo.

 

Raiane Castro de Moura

Aulas valorosas, que proporcionaram o conhecimento da nossa língua e a interação pessoal. Superou minhas expectativas e acredito que todos estamos de parabéns por participar dessa construção.

Creio que os debates tornaram as aulas amplamente mais interessantes. A mistura de ideias, falas e posicionamentos dos colegas… visões que, acredito que agregaram totalmente a cada um que compartilhou esse aprendizado. Os contos que me chamaram atenção foram: “o homem que sabia javanês” de Lima Barreto, por todos os assuntos que foram abordados na análise do conto e “uma galinha”, de Clarice Lispector, pois minha visão com o conto foi intimamente tocante.

Milena Genro

As aulas foram muito proveitosas, pois eu tinha muita dificuldade na disciplina de língua portuguesa. Estou satisfeita por ter escolhido fazer esse curso e “conviver” durante essas semanas com os colegas e a professora. O conteúdo foi muito bem ministrado, de forma clara e objetiva. Além de adquirir conhecimento da disciplina, também compartilhamos experiências e conselhos para levar pra vida toda.

Gostei muito do desafio proposto pela professora logo no início do curso de ler um conto diferente toda semana e discutir com os colegas associando a nossa realidade. Foi uma experiência muito interessante. Particularmente gostei de todos, mas o conto que mais me chamou a atenção foi “Uma Galinha” de Clarice Lispector, porque retrata um pensamento machista da nossa sociedade de uma forma surpreendente, nos levando a pensar em como precisamos mudar esses tipos de atitudes, pensamentos e julgamentos.

Anne Dauinheimer Godois