Espaço Bem-Viver: Diálogo permanente com a comunidade acadêmica da URI-SLG a respeito de temas significativos nas circunstâncias da pandemia

  • 5 de julho de 2020
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

A URI São Luiz Gonzaga, preocupada com a saúde mental da nossa comunidade neste período de pandemia, disponibiliza, neste espaço, conteúdos a respeito de temas significativos nas atuais circunstâncias.

O material ficará disponível em diversas plataformas, com destaque para o Soundcloud, onde estarão os podcasts. O projeto vai abordar mídia e saúde mental; saúde e qualidade de vida; importância da atividade física; direitos humanos e cidadania; cuidado com as finanças; organização e planejamento; tecnologias a serviço da saúde; manutenção da qualidade e transformação do processo de ensino e aprendizagem; acesso a programas sociais no período da pandemia e, por fim, debate sobre diferenças entre sofrimento subjetivo (tristeza, angústia, medo, raiva), ansiedade, estresse, depressão e transtorno do estresse pós-traumático (TEPT).

A professora Lizandra Andrade Nascimento, coordenadora do projeto, fala sobre a proposta. Acompanhe:


Podcast

O primeiro episódio é com a Diretora-Geral da URI-SLG, professora Dinara Bortoli Tomasi, que fala sobre a preocupação institucional com a saúde mental da comunidade.

Episódio 1

Episódio 2

No segundo episódio do podcast Bem-Viver, a professora Ana Helena Braga Pires, coordenadora do Curso de Fisioterapia, fala sobre saúde e qualidade de vida neste período de isolamento. Confira:

Episódio 3

Professor Bruno Costa Teixeira, Coordenador do Curso de Educação Física, fala sobre o exercício físico como benefício para a saúde física e mental. Confira

Episódio 4

Professora Cristiane Menna Barreto Azambuja, Coordenadora do Curso de Direito de URI-SLG, fala sobre Direitos Humanos e Cidadania em tempos de isolamento social:

Episódio 5

Professora Luciane de Oliveira, Coordenadora do Curso de Administração da URI-SLG, fala sobre Planejamento e Organização neste período de pandemia:


Vídeo:

Não alimente ou deixe ser consumido por hipóteses catastróficas. Foque no presente e no que de fato pode ser feito para prevenir o pior cenário e mitigar os desafios que já existem. “Se ficarmos nos ‘pré-ocupando’ com situações desastrosas, que nem sabemos se vão acontecer, provocaremos um desgaste energético e mental e esqueceremos do que realmente precisa ser feito” – Gustavo Arns


Saúde mental na pandemia direcionado às famílias com crianças

Material da FioCruz (disponível em PDF)

Baixe (aqui)


Contato

Sugestões, dicas e questionamentos: E-mail: lizandra_a_nascimento@yahoo.com.br | WhatsApp: (55) 9 9613-6091