Projetos de Extensão

 

Projeto: O Legado dos Quatro Troncos Missioneiros como Potencializador do Turismo e da Cultura nas Missões
Orientador: Lizandra Andrade Nascimento
Bolsista: Sarah Caroline Sides
Resumo: No complexo e desafiador ano de 2020, desenvolvemos o projeto “Quatro Troncos Missioneiros – Conhecer para Valorizar” tem como propósito buscar a compilação de dados a respeito da produção artístico-cultural dos Troncos Missineiros – Cenair Maicá, Noel Guarany. Jaime Caetano Braun e Pedro Ortaça. A obra dos quatro artistas missioneiros foi amplamente divulgada, em especial nos eventos promovidos pela URI e demais IES, no formato on-line, em decorrência da pandemia. A partir da implantação do Curso Técnico em Guia de Turismo, na URI – São Luiz Gonzaga, espera-se articular a formação dos guias com o conhecimento do legado do Troncos Missioneiros e demais personalidades regionais, com enfoque para a produção artístico-cultural. Espera- se envolver os cursistas no estudo do material produzido na fase inicial do projeto, como complementação da formação em guiamento turístico, aprofundando as pesquisas e tornando-se multiplicadores da história e da cultura da Região das Missões. Partindo da premissa de que, para valorizar é necessário conhecer, ao desenvolver as ações, esperamos divulgar a obra dos Troncos Missioneiros junto às novas gerações, a fim de que ampliem o conhecimento a respeito das músicas, payadas e demais produções desses artistas, tornando-se agentes na preservação do legado missioneiro. Cabe salientar, ainda, que este se configura como um projeto interdisciplinar, articulando as diversas áreas do conhecimento, para apreciar a explorar a obra dos Troncos Missioneiros, contemplando a análise das letras das músicas e das payadas, a contextualização sócio histórica das poesias e demais escritos dos artistas, a musicalidade, os causos e anedotas, dentre outras manifestações artístico-culturais destes e de outros artistas missioneiros. A partir de oficinas de apreciação musical e análise da obra dos Troncos Missioneiros os novos guias podem cooperar para a divulgação desse legado entre os turistas e visitantes de São Luiz Gonzaga e região.


Projeto: Projeto Atividade Física para Todos: Um Olhar além da Universidade em Meio a Pandemia
Orientador: Manoela Maciel Oliz
Bolsista: Luan dos Santos Paz
Resumo: De acordo com as Recomendações de Tratamento para COVID-19, do National Institute of Health (NIH) dos Estados Unidos, em dezembro de 2019 foram registrados os primeiros casos de COVID-19 na China e, até o início de julho de 2020, mais de 12 milhões de casos no mundo todo. Esses casos foram reportados por mais de 180 países, com mais de 550.000 mortes (COVID-19 Treatment Guidelines Panel, 2021). Até o início de setembro de 2020, já foram registrados mais de 25 milhões de casos no mundo com mais de 850 mil mortes. Os pacientes com COVID-19 demonstram uma diversidade de sintomas, sendo alguns extremamente graves. Os sintomas moderados geralmente desaparecem dentro de uma semana, mas casos mais graves podem piorar rapidamente depois disso. Esses sintomas podem surgir entre 2 a 14 dias após a exposição ao vírus e incluem febre, dores musculares, dores de cabeça, tosse, dor de garganta, perda do olfato e paladar. Os casos mais graves geram falta de ar devido à pneumonia e algumas pessoas perduram com sintomas por mais tempo. Objetivo geral será oferecer um programam de avaliação física e de saúde, assim como um programa de treinamento físico para pessoas que enfrentaram a COVID-19 na cidade de São Luiz Gonzaga. Será realizado anamnese, composição corporal, avaliação cardiorrespiratória e testes neuromusculares nos pacientes Pós-COVID-19 ao longo do projeto de extensão. Ademais será feito um planejamento e execução em treinamento individualizado para os pacientes Pós-COVID-19 ao longo do projeto de extensão. Este projeto tem o caráter interdisciplinar, a execução deste projeto de extensão ocorrerá nas instalações da URI – São Luiz Gonzaga, especificamente na academia da instituição.


Projeto: Atividades Lúdicas Propostas a um Grupo de Idosos na Clínica de Fisioterapia da URI – São Luiz Gonzaga RS
Orientador: Marzane Bolzan Morais de Oliveira
Bolsista: Carina Nunes Jardim
Resumo: O elevado índice do envelhecimento na população é consequência a um crescimento do surgimento do número de doenças crônicas, refletindo em um declínio da capacidade funcional e qualidade de vida. A perda progressiva de funções, a incapacitação física e a demência são alguns dos efeitos visíveis do processo de envelhecimento, e principais causas da institucionalização dos idosos. Através de atividades em grupo, com jogos lúdicos é possível diminuir o sentimento de solidão, ao mesmo tempo que os mantêm estimulados, motivados, bem-dispostos e comunicativos. O objetivo deste projeto é descrever a importância das atividades com jogos lúdicos para a funcionalidade e a qualidade de vida em idosos institucionalizados. O projeto será realizado junto aos idosos frequentadores da clínica escola de fisioterapia da URI São Luiz Gonzaga, uma vez da semana durante 45 minutos por 12 meses. As atividades propostas serão jogos lúdicos em grupo como quebra-cabeça, jogo memória, bingo e cartas (mico e uno). As avaliações serão realizadas pré e pós intervenção através da escala de Katz e do questionário SF-36. Ao final do projeto espera-se que ocorra a melhora da funcionalidade e da qualidade de vida dos idosos participantes.