Núcleo de Internacionalização da URI

O Núcleo de Internacionalização da URI (NIURI), vinculado ao Gabinete do Reitor, é composto por um representante de cada Campus, indicado por sua Diretoria, e coordenado por um representante do Gabinete, indicado pelo Reitor:

Campus de São Luiz Gonzaga/Representante: Profª. Daniela Zini
internacionalizacao@saoluiz.uri.edu.br

O principal objetivo do NIURI é qualificar a instituição, disponibilizando à sua comunidade acadêmica oportunidades de vivências internacionais em todos os níveis de ensino, pesquisa e extensão, visando o seu crescimento pessoal e profissional, e, como núcleo institucional, propor ações estratégicas, dando o suporte necessário às atividades desenvolvidas na URI, acompanhando e orientando sobre as normas e legislação vigentes.

Intercâmbio Interacional

Através dos intercâmbios, a URI busca oportunizar à comunidade acadêmica a possibilidades de estudar e adquirir experiências, estabelecer redes e conhecer outras culturas.

Os interessados no intercâmbio devem preencher os formulários disponíveis nessa página (Candidatura, Carta de Recomendação, Convalidação de Disciplinas e Termo de Compromisso), anexando cópia dos documentos solicitados, sempre com o acompanhamento da Coordenação do Curso e atendendo as normas específicas do Edital, quando houver.
Os documentos devem ser encaminhados, pela Coordenação do Curso, para o representante do NIURI do seu Campus que, posteriormente, enviará à Coordenação do NIURI, na Reitoria, para os trâmites necessários.
No formulário de Candidatura, é preciso indicar o período (semestre) do seu interesse, para o intercâmbio.
Os candidatos selecionados serão orientados, pelo NIURI, sobre o processo de inscrição na instituição estrangeira e devem entregar cópias do Visto e do Seguro.
*É importante que o candidato acesse o portal da instituição estrangeira para obter informações sobre o processo de candidatura ao intercâmbio e peculiaridades da universidade e do curso, além de conhecer o país e a cidade onde está inserida.

Candidatura de Alunos da URI

O programa de intercâmbio acadêmico somente será realizado com as instituições que mantiverem acordo de cooperação com a URI, para tal finalidade.
É imprescindível ter o domínio do idioma do país onde pretende fazer o intercâmbio.
A participação dos alunos de graduação da URI, em programas de intercâmbio, somente será possível a partir do 3º semestre do curso (ou ter integralizado no mínimo 20% de seus créditos). O aluno não pode estar cursando o último ano ou nos dois últimos semestres do curso.
Os candidatos ao programa de intercâmbio serão selecionados por mérito acadêmico, de acordo com o número de vagas disponibilizadas pelas instituições estrangeiras.
O período de intercâmbio, para os alunos dos cursos de graduação, não pode ultrapassar 2 (dois) semestres.
FORMULÁRIOS

Convênios Internacionais

Argentina
Instituto Superior de Capacitación Y Desarrollo Empresarial
Universidad de Buenos Aires
Universidad Gastón Dachary
Universidad Nacional de Misiones
Universidad Nacional de Rosário
Universidad Nacional de Tres de Febrero
Universidad Nacional Del Nordeste
Chile
Pontificia Universidade Católica de Valparaíso
Colômbia
Universidad Agustiniana
Universidad de Santander
Cuba
Universidad de Matanzas
Estados Unidos
University of Tennessee
Espanha
Universidad de Cantabria – Espanha
Universidad de Sevilla – Espanha
Universidad de Vigo
Finlândia
Turku University
Itália
Fundação Edmundo Mach
Università di Camerino
Universitá di Perugia
Università di Salerno
Moçambique
Universidade Pedagógica
Portugal
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos
Universidade de Aveiro
Universidade de Coimbra
Universidade do Algarve
Universidade do Porto
Uruguai
Instituto Universitario Sudamericano

Passaporte

O passaporte é emitido pela Polícia Federal. As informações para a solicitação do documento estão disponíveis no portal da Polícia Federal – Passaporte. Para dúvidas, esclarecimentos e solicitação do Passaporte, acesse o link:

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/servicos-pf/passaporte/iniciar#avisos

Visto

O visto é uma validação necessária para a entrada no país de destino. A emissão de vistos de entrada é de exclusiva competência e soberania de cada nação. Todo país utiliza diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros em seus territórios, não cabendo interferência de autoridades estrangeiras nessa questão. Cabe lembrar que os requisitos exigidos podem variar a depender do objetivo da viagem (http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/vistos-para-viajar-a-outros-paises).

*O candidato ao intercâmbio só estará apto a solicitar o visto depois que receber a Carta de Aceite da instituição estrangeira, sua anfitriã.

Visto para os países do Mercosul

Brasileiros são dispensados de visto para ingressar nos países que integram o Mercosul, por um prazo de até 90 dias. Para ingressar nestes países é necessário passaporte ou cédula de identidade válidos e em bom estado. Certidão de nascimento não é aceita como documento de viagem, mesmo para recém nascidos ou menores de idade. Carteira de Motorista também não é válida para entrada no país. Fazem parte do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname,México, e Nova Zelândia.

Visto Schengen

O Visto Schengen é um visto de curta duração emitido por todos os países do espaço Schengen. O espaço Schengen é constituído por: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Consulado da Itália em Porto Alegre

https://consportoalegre.esteri.it/consolato_portoalegre/pt/i_servizi/per-chi-si-reca-in-italia/

Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre

https://www.consuladoportugalportoalegre.com/vistos

Consulado da Alemanha em Porto Alegre

https://brasil.diplo.de/br-pt/servicos/visto

Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre

https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/

Vacinas

Antes de viajar, consulte o portal da Anvisa e da OMS – Organização Mundial de Saúde, para verificar a necessidade do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP.

http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia

https://www.who.int/ith/vaccines/en/

Editais

Link para o site da Reitoria (aqui)

Resolução de Criação NIURI

Portaria nº 2909 NIURI

Intercâmbio em Instituições Italianas

Acesse (aqui)

Candidatura de Alunos Internacionais

Acesse (aqui)


Oportunidades:

 

Universidade do Porto divulga os seus cursos de verão:

Clique aqui


Oportunidade de bolsas na Universidade de Insubria – Itália

Clique aqui


Notícias:

FAUBAI participa do Fórum Civil BRICS 2020

A FAUBAI estará presente no Fórum Civil dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) 2020, cujo tema este ano é “Advancing Brics People2people – Cooperation For Sustainable Future”. A presidente da FAUBAI, Maria Lenor Alves Maia, participará do painel “Urgência por uma mudança positiva: cooperação multidimensional em educação e ciência”, realizado na próxima quarta-feira (23), às 9h30.

Durante a sessão, os especialistas examinarão o estado contemporâneo da colaboração dos BRICS em educação e ciência e explorarão a possibilidade de aprofundar os laços sócio humanitários entre os membros do agrupamento. Os participantes vão ainda conversar sobre estratégias para impulsionar a cooperação do BRICS na educação e para facilitar a transformação dos sistemas educacionais para atender às necessidades da digitalização e da quarta revolução industrial e promover a produtividade, inovação, crescimento econômico e bem-estar.

A programação completa do Fórum, que acontece de forma híbrida (presencial e on-line) de 21 a 23 de setembro, pode ser conferida (neste link). As inscrições já estão encerradas.


Eventos:

LOS EPISODIOS DEPRESIVOS GENERADOS POR LA PANDEMIA DEL COVID-19 DURANTE EL PERIODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

La Red Latinoamericana de Cooperación Universitaria anuncia su próximo webinar en el eje Aspectos ocultos de la pandemia, con una exposición en el tema: ¨Los episodios depresivos generados por la pandemia del Covid-19 durante el periodo de distanciamiento social¨

Expondrá la Mg. Ana Sandra Aguilar de Mendoza y la actividad está programada para el 26 de mayo a las 12.00 (hora de Argentina). La transmisión será por ZOOM y se podrá acceder a la sala virtual siguiendo el enlace que se detalla a continuación:

Unirse a la reunión Zoom

https://ub-edu-ar.zoom.us/j/97063450687?pwd=Z2hidndFcVNJVnJvTTR3UVUwc3pZdz09

ID de reunión: 970 6345 0687

Código de acceso: 872762

Bio –  Ana Sandra Aguilar de Mendoza. Psicóloga, Docente e investigadora de la Universidad Tecnológica de El Salvador. Estudiante del Doctorado en Ciencias Sociales de la Universidad de El Salvador, Maestra en Salud Pública y Maestra en Docencia e Investigación Educativa.

Sus investigaciones giran en torno a la familia, la mujer, los niños, las niñas, los adolescentes y la comunidad. Los temas abordan el desarrollo Socioeconómico y psicosocial: la violencia, la educación, la salud, el desarrollo de la mujer y la prevención de riesgos comunitarios, así como también la dependencia a sustancias psicoactivas y la prevención del VIH.


SUSTENTABILIDADE NA VISÃO DE QUEM INSPIRA E RESPIRA O PROGRESSO RESPONSÁVEL DO PLANETA –  CIDADÃO GLOBAL 2021

Você é nosso convidado para participar de mais uma edição do evento que reúne os maiores e mais renomados líderes e pensadores da atualidade

Compartilhe com seus professores e alunos e garanta sua inscrição: https://cidadaovalorsantander.com.br/

Palestra e Talk Show – 25 de maio – 11h