Palestrantes comentam sobre temas abordados no XIII Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI

  • 26 de julho de 2021

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (URI) realiza nesta terça-feira (27), às 13h30, o XIII Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI. O evento será on-line pelo segundo ano consecutivo, com transmissão pelo Google Meet.

Esta edição conta com a participação de palestrantes de outras instituições, como o Doutor Douglas Rafael Veit, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), cidade de São Leopoldo (RS). Além dos convidados internacionais, o doutor François Vallaeys, da Universidade Pacífico, do Peru e do doutor Domingos Manuel Barros Fernandes, do Instituto Universidade de Lisboa (ISCT), de Portugal.

Os palestrantes anteciparam um pouco sobre as temáticas que serão abordadas no evento.

“Precisamos de docentes que sejam meros funcionários ou burocratas do currículo, mas que possam assumir como intelectuais, como profissionais reflexivos, como observadores qualificados das realidades que estão inseridos. Precisamos de docentes capazes de recriar e reconstruir o currículo e capazes de compreender o ensino, as aprendizagens e a avaliação como construções sociais complexas, como processos decisivos na formação e na educação dos jovens. Professores que sejam portadores de novas e inovadoras formas de estar na profissão docente, impulsionadoras de outras formas de trabalhar de forma mais autônoma, mais responsável e mais inclusiva. Estas são condições necessárias para que a avaliação e o ensino contribuam decisivamente para melhorar as aprendizagens de todos e de cada um dos alunos”, afirma o doutor Domingos Manuel Barros Fernandes, sobre a a avaliação pedagógica, tema da sua palestra.

Já o Doutor Douglas Rafael Veit vai abordar a transformação digital nas instituições. “Todas as empresas e instituições estão ‘falando’ em Transformação Digital. Isso é a tendência, sim, mas será que estamos preparados para isso? O que é realmente transformar uma organização de “analógica” para digital?”, questiona.

 

Confira a programação completa:

13h30: Saudação inicial

Prof. Dr. Arnaldo Nogaro, Reitor da URI

Prof. Dr Marcelo Paulo Stracke-Diretor Acadêmico do Câmpus de Santo Ângelo

 

14h: A responsabilidade social universitária na Universidade Comunitária

Professor-doutor François Vallaeys-Universidade Pacífico, Peru

Público: Todos os segmentos

 

15h40: Avaliação Pedagógica

Doutor Domingos Manuel Barros Fernandes -ISCT Instituto Universidade de Lisboa

Público:

Professores do Ensino Superior

Professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

Professores das Escolas de Educação Básica e Profissional

 

15h40: Palestra Transformação Digital nas Instituições

Doutor Douglas Rafael Veit-Unisinos

Público: Técnico-administrativo