A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI – São Luiz Gonzaga reafirma, anualmente, seus propósitos ligados à excelência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária e na busca da sustentabilidade.
Ao assumir a gestão da URI – São Luiz Gonzaga, a equipe liderada pela Professora Renata Barth Machado tem como meta primordial consolidar a missão da URI que visa formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir o conhecimento, promover a cultura, o intercâmbio, a fim de desenvolver a consciência coletiva na busca contínua da valorização e solidariedade humanas.
As ações e projetos são desenvolvidos a partir dos grandes princípios norteadores:
(1) Ética e Corresponsabilidade.
(2) Formação e Desenvolvimento Humanos Competente.
(3) Excelência e Inovação na Educação.
(4) Aproximação com a Comunidade.
(5) Visão Global, Ação Local.
(6) Implementação da Gestão Acadêmica e Institucional.
(7) Fortalecimento da Comunidade Universitária.
(8) Permanente Qualificação da Infraestrutura.
Tais princípios promovem o fortalecimento dos sete cursos de Graduação, que atualmente estão em funcionamento: Administração; Direito; Ciências Contábeis; Educação Física; Engenharia Elétrica e Fisioterapia.
Missão
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões tem como missão desenvolver pessoas nos campos socioeconômico, educacional, cultural e político, por meio da promoção do conhecimento, de ações empreendedoras e inovadoras, socialmente responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento social e humano.
Visão
Valores
– Ética
– Humanização
– Inovação
– Respeito a Pluralidade
– Solidariedade
– Sustentabilidade Socioambiental
– Transparência
História
A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, nasceu do resultado da integração de instituições de ensino superior isoladas, integrantes do Distrito Geo-Educacional-38, diante da necessidade de unir esforços pela cooperação técnica e científica, as Instituições de Ensino Superior – FAPES – Fundação Alto Uruguai e para a Pesquisa e o Ensino Superior de Erechim, FESAU – Fundação do Ensino Superior do Alto Uruguai, de Frederico Westphalen, FUNDAMES – Fundação Missioneira do Ensino Superior, de Santo Ângelo optaram por construir uma Universidade Regional “multicampi”. O Projeto Universitário foi acolhido pelo Conselho Federal de Educação na data de 04 de dezembro de 1990 e teve seu reconhecimento em 06 de maio de 1992 pelo parecer n° 285 do CEF e em 19 de maio de 1992, pela Portaria n° 809, homologada pelo então ministro da Educação Sr. José Goldemberg. Em 1º de outubro de 2018, foi publicada a Portaria nº 1.002 recredenciando a URI, enquanto Universidade.