URI – São Luiz Gonzaga agora conta com a incubadora de empresas URIStart

  • 7 de janeiro de 2021

Um dos objetivos é aproximar o meio acadêmico do mercado empresarial, estimulando a postura empreendedora e gerando produtos e serviços inovadores

Há cerca de dois meses, durante o XIV Colóquio Internacional, a URI – São Luiz Gonzaga lançou a incubadora de empresas URIStart, um ambiente que favorece o empreendedorismo e a inovação, fomentando e apoiando a formação e a consolidação de micro empresas e pequenas empresas no município.

O processo de construção da URIStart foi resultado de muitas discussões a partir da percepção de que nestes novos tempos o papel da universidade não é apenas formar o aluno, mas também prepará-lo para que possa ser um empreendedor no seu ramo de atuação. Já são muitos os egressos da URI que são grandes empreendedores no segmento tecnológico e de energias sustentáveis, por exemplo.

No período que antecedeu a concepção da URIStart, os professores, especialmente aqueles ligados ao curso de Administração, observavam a carência de uma incubadora em São Luiz. Inicialmente, havia dúvida se municípios menores tinham de fato essa necessidade e potencial, e, ao pesquisar, os educadores encontraram exemplos em locais de tamanho mais reduzido que aqui.

Com muito empenho, contato e parceria com instituições, associações e empresas como a Unijuí (Criatec), Fema (IATI), Conselho Regional de Administração (CRA), Sebrae, Associação Comercial e Industrial (ACI), Sindilojas e o programa Inova RS, a URIStart finalmente nasceu com a missão de promover o desenvolvimento da comunidade, da economia e estimular a inovação e o empreendedorismo, bases para o desenvolvimento.

“Quando foi aprovado no conselho universitário escrevi uma mensagem para os professores dizendo que era um dos momentos mais significativos da nossa gestão. Saber que conseguimos – como grupo – trocar ideias e transformá-las em ações efetivas e muito gratificante”, destaca a professora Dinara Bortoli Tomasi, Diretora-Geral da URI – São Luiz Gonzaga.

Quem pode participar da incubadora?

Toda e qualquer pessoa que tenha uma ideia inovadora e vontade de ter o seu próprio empreendimento pode ser apoiado pelas ações da URIStart.

Como ter a sua ideia de negócio apoiada pela incubadora?

Para contar com o apoio dos profissionais que atuam na URIStart você deve inscrever a sua ideia de projeto nos editais da incubadora ou ir até a URI – São Luiz Gonzaga.

Como a Universidade contribui para as empresas incubadas na URIStart?

A universidade disponibiliza seus ambientes sociais e de pesquisa para aproximar os incubados das novidades do setor técnico e científico, promovendo a troca de experiências e conhecimentos com outros profissionais de diferentes regiões do Brasil e do mundo.