URI-SLG e PSE – Programa Saúde na Escola realizam capacitação sobre Deficiência Intelectual

  • 17 de novembro de 2021

Profissionais mobilizados pela preocupação com a saúde dos estudantes

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, a URI sediou uma capacitação sobre Deficiência Intelectual, promovida em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE). A capacitação foi idealizada em conjunto pela Secretaria de Saúde, SEMEDE e URI-SLG, com o propósito de debater a respeito das distinções entre deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem, com vistas a um olhar sensível às necessidades dos educandos.

O Grupo de Trabalho Inter Setorial Municipal (GTIM), constituído pelas coordenadoras Viviane de Paula (Secretaria de Saúde), Fernanda Oliveira (Secretaria de Educação e Esporte) e Rosimeri Nascimento Martins (32ª CRE) organizou o momento de reflexão, contando com falas das psicólogas Graciele Barcelos e Lizandra Andrade Nascimento. Nos dias 8 e 9, participaram os gestores das escolas e os professores da rede municipal. No dia 10, o público foi formado por gestores e professores da rede estadual de ensino.

A Diretora Geral da URI-SLG, professora Dinara Bortoli Tomasi destacou a relevância do encontro, em especial diante da implantação do Centro Especializado de Reabilitação (CER) na URI, prevista para ocorrer em 2022 e que prestará atendimento a pessoas com deficiência física e intelectual. A Secretária da Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz também salientou a importância do tema da capacitação, principalmente no momento desafiador que vivenciamos.

Ao longo dos três dias, houve muita interação entre os participantes e a sinalização de que todos estão dispostos a contribuir para que São Luiz Gonzaga e a Região sejam referência para uma prática pedagógica inclusiva.