Revista RICADI

 

1) Periodicidade

A publicação ocorre semestralmente.

 

2) Avaliação

A avaliação ocorre utilizando-se do método double blind review.

Dessa forma, os artigos são apreciados por dois pareceristas especialistas na área com titulação acadêmica. Por esse sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação da autoria.

1ª etapa: Avaliação preliminar da Equipe editorial, para fins de averiguação da adequação dos trabalhos à linha editorial da Revista. Os artigos que forem considerados relevantes para a comunidade e para os leitores do periódico prosseguirão para a etapa seguinte.

2ª etapa: Os trabalhos serão repassados para os dois pareceristas integrantes do Conselho científico nacional e internacional. Nessa etapa será utilizado o sistema double blind review. Os critérios para a avaliação dos artigos consideram a relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

 

3) Política de livre acesso

A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.