Revista RICADI

 

1. A estruturação e disposição do texto

1.1. Título: centralizado, em negrito, caixa alta e fonte Arial – tamanho 12.

1.2. Autor e coautores: nome(s) por extenso, uma linha abaixo do título, com alinhamento à direita, em negrito, indicando em nota de rodapé a titulação, instituição, grupo de pesquisa, órgão de fomento e e-mail.

1.3. Resumo e palavras-chave: uma linha abaixo dos autores, deve constar o resumo de até 200 palavras, seguido de, no mínimo, três e, no máximo, cinco palavras-chave separadas por ponto. Fonte Arial – tamanho 12, espaço simples.

1.4. Resumo e palavras-chave em língua estrangeira (Abstract/Keywords; Resumen/Palabras Clave): uma linha abaixo das palavras-chave. Se o artigo estiver na Língua Espanhola, fica dispensado o resumo e palavras-chave em língua estrangeira.

1.5. Texto: uma linha abaixo das palavras-chave, deve constar o artigo, contemplando, no mínimo, os seguintes elementos: introdução, desenvolvimento e considerações finais.

1.6. Referências: somente as obras citadas no texto, em ordem alfabética, alinhadas à margem esquerda, em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples em branco, em conformidade com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – NBR 6023/2002).

 

2. A formatação do texto

2.1. Folha: formato A4 (21 cm x 29,7 cm).

2.2. Editor de texto: Word for Windows versão 2003 (doc. ou docx.) ou posterior, no formato Rich Text (.rtf).

2.3. Margens: esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

2.4. Fonte: Arial, tamanho 12 para todo o trabalho, excetuando-se citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas, fontes e indicações das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho 10.

2.5. Espaçamento: 1,5 entre linhas, excetuando-se citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em espaço simples.

2.6. Parágrafo: espaçamento: 1,25 cm; alinhamento justificado.

2.7. Citações: literais, com mais de 3 linhas, em parágrafo recuado, em espaço simples, fonte 10. Citações diretas, com até 3 linhas, incorporadas ao texto e entre aspas. Usar o Sistema de Chamada autor-data, exemplo: (FREIRE, 2000, p. 16). (ABNT – NBR - 10520/2002).

2.8. Número de páginas: extensão mínima de dez páginas e máxima de vinte e cinco páginas (não numeradas), incluindo referências.

2.9. As figuras, tabelas e gráficos devem ser centralizadas no corpo do texto, indicando-se as referências.